Mostra “Cinema em Movimento” promove debates de filmes sobre direitos humanos

7 de junho de 2018 - 13:50

Uma mostra de cinema criada para discutir os Direitos Humanos dentro das escolas e universidades. Esta é a proposta do Cinema em Movimento – Circuito Universitário, que acontece nos meses de maio e junho, nas 27 capitais do Brasil. Os filmes escolhidos para esta edição do projeto são “Betinho – A Esperança Equilibrista”, “Humano – Uma Viagem pela Vida” e “Nunca Me Sonharam”.

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) vai sediar duas sessões, que serão seguidas de debates. No dia 18 de junho, será exibido o filme Humano, tendo a professora Eliana Paiva como mediadora. No dia 19 de junho, será a vez de Nunca me Sonharam, seguido de discussão com os professores Ediane Soares e Lukrécya Nascimento. As duas atividades ocorrem no auditório do Centro de Humanidades (campus Fátima), das 14h às 18h.

Todas as sessões são gratuitas, abertas ao público e seguidas de debates com acadêmicos, pesquisadores, pessoas ligadas a movimentos sociais, culturais e de direitos humanos. “O debate é algo primordial para o projeto. O nosso intuito é que os filmes sejam fios condutores para, justamente, discutir a respeito da temática que eles abordam”, explica Tatiana Maciel, coordenadora da Mostra.

No Ceará, a mostra também ocorre na quadra comunitária do Itamaraty, em Messejana, no dia 10 de junho; no auditório do Departamento de História da Universidade Federal do Ceará (UFC), nos dias 14 e 15 de junho; na Casa da Capoeira, no Itamaraty – Messejana, no dia 24 de junho; e no auditório do Centro Cultural Dragão do Mar (Espaço Mix), nos dias 23, 29 e 30 de junho.

“Essa mostra tem como objetivo principal fomentar, no ambiente acadêmico, o diálogo e a reflexão sobre questões de interesse nacional e histórico abordadas nas obras a serem exibidas. Mais do que uma simples exibição de filmes, a mostra é um espaço de ampla comunicabilidade, constituindo-se um eficaz instrumento de divulgação e multiplicação de mensagens”, diz Luciana Boal,  diretora geral da MPC Filmes, que realiza a mostra.

As informações detalhadas podem ser encontradas na página do evento do Facebook.

*Com informações da MPC Filmes e do Projeto Paralelo Comunicação