Morre professor da UECE e astrônomo Cláudio Pamplona

5 de julho de 2013 - 19:58 #

Ex-alunos e amigos lamentam a morte do professor Cláudio Benevides Pamplona (70 anos), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), ocorrida na segunda-feira (01/07), em Fortaleza. Seus familiares mandam celebrar missa em sufrágio de sua alma, às 19h de hoje (05/07), na Igreja das Irmãs Missionárias, Av. Rui Barbosa, 1246, Aldeota, e convidam parentes e amigos.

Na UECE, Cláudio Pamplona foi professor das disciplinas “Geografia Astronômica e Cosmografia”, “Meteorologia” e “Climatologia”. Também foi precursor do Observatório Oto Alencar, no tempo em o equipamento pertencia ao Curso de Geografia da UECE. O seu ex-aluno, Alberto Soares,  destaca que Cláudio Pamplona popularizou a astronomia no Ceará, até porque mantinha em sua residência, desde 1965, o Observatório Herschel-Einstein e abria suas portas para visitação dos pesquisadores e dos interessados no estudo dos astros.

Professor Cláudio Pamplona era um pesquisador dos fenômenos astronômicos e meteorológicos, tendo publicado vários livros, entre os quais “Os Cometas através dos tempos”, publicado em 1985, por meio da parceria UECE/Banco do Nordeste (BNB) .