Misturas e partituras cotidianas do Restaurante Universitário

11 de março de 2015 - 11:26

alt

O Restaurante Universitário (RU) é ligado à Pró-Reitoria de Políticas Estudantis (PRAE). Com a saída, por aposentadoria, da professora Zoraide Braga, da direção, no final do ano passado depois de mais de 20 anos de dedicação ao RU, o titular da PRAE, professor Giovane Jacó de Freitas, acumulou a função.

O RU funciona sob gestão compartilhada em quatro grandes áreas: processos de compras, produção de alimentos, compras e gestão de recursos humanos. Esta estrutura organizacional foi montada por Zoraide, “que fez um processo de qualificação, preparando a equipe para sua saída”, explica o professor Giovane.

Ele diz que um projetos da PRAE para o RU é, através de convênio com o Serviço Social do Comércio (Sesc), dar cursos de extensão para formação profissional de cozinheiro e de magarefe, para a comunidade da UECE.

O diretor do RU planeja ainda montar a versão ueceana do Projeto Caldeirão, experimento social da Região do Cariri, de aproveitamento das perdas para preparação de sopão a ser distribuído na comunidade. “É o RU indo para fora dos muros da Universidade”, resume.

O RU funciona como uma orquestra: diariamente cada um toca um instrumento e juntos executam uma grande sinfonia, cujo grand finale está disposto nos balcões térmicos que alimentam mais de duas mil pessoas de segunda à sexta-feira, das 10h30 às 13h, e das 18h às 19h. As partituras são as tabelas dos cardápios, contendo a quantidade de cada item a ser servido, definidas pela nutricionista Jéssica Gonçalves, afixadas nas estações de trabalho.

alt

Indagada sobre o que leva em consideração quando define o cardápio da semana, a nutricionista diz que são vários fatores: número de funcionários, equipamentos que dispõe e princípios nutricionais, como refeições bem coloridas, pois quanto mais cor, mais nutrientes diferentes. “Buscamos também equilíbrio nas misturas, para que as duas estejam disponíveis até o final do almoço”, enfatiza Jéssica.

História do RU começa quando a do Campus do Itaperi inicia

Sem açúcar e com pouco sal, mas com muito afeto