Missão de Canaã dos Carajás (PA), liderada pela Funcepe, visita UECE

19 de abril de 2013 - 16:24

alt

O presidente da Fundação de Cultura e Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Funcepe), João Bosco Freitas Cordeiro, conduziu uma missão da cidade paraense Canaã dos Carajás  em visita à Universidade Estadual do Ceará (UECE), na manhã de quinta-feira, dia 18, quando foram recebidos pelo reitor em exercício, professor Hildebrando dos Santos Soares.

O objetivo do encontro foi promover o intercâmbio entre o Estado do Ceará e a cidade de Canaã dos Carajás, onde a Funcepe já está presente desde o ano passado, como afirmou  o presidente da instituição, que considerou muito exitosa a visita em razão da receptividade da UECE ao projeto de estabelecer parceria com poder público municipal paraense.

Localizada a 700 quilômetros de Belém, Canaã dos Carajás é uma das maiores produtoras mundiais de ferro, níquel e cobre,  o que levou a Vale do Rio Doce a se instalar na cidade, em 2000. Segundo o secretário de Indústria e Comércio do Município, Emerson de Souza Lucena, com a chegada da mineradora, a população saltou de 27 mil para cerca de 45 mil habitantes, oriundos dos mais diversos pontos do Brasil.

A visita à UECE, de acordo com o secretário de Governo de Canaã dos Carajás, Roberto Andrade, visa buscar novas tecnologias que tornem a cidade auto-sustentável, com ênfase nas cadeias produtivas da pisicultura e agricultura.

Para o professor Hidelbrando, a visita ratifica as possibilidades de parceria e o interesse da UECE em democratizar o conhecimento produzido na Universidade. “A UECE também está comprometida com o desenvolvimento de projetos no Ceará e no Brasil que promovam a geração de emprego e renda”.

A missão de Canaã dos Carajás foi composta ainda pelo empresário Pedro Garcez, pelo diretor administrativo da Funcepe, Cláudio Fernandes, e foi recepcionada também pela chefe de Gabinete da Reitoria, professora Belisa Veloso Holanda.