Missa em Ação de Graças marca os 49 anos da FAVET

22 de março de 2012 - 20:42 #

Os 49 anos da Faculdade de Veterinária (FAVET) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) foram comemorados com uma missa em Ação de Graças, na manhã da última quarta-feira (21/03), no Auditório Paulo Petrola da Reitoria, no Campus do Itaperi. A apresentação da celebração coube ao diretor da FAVET, professor Célio Garcia, que agradeceu a presença e cumprimentou a todos, especialmente aqueles que vêm participando, direta ou indiretamente, da construção do Curso de Medicina Veterinária, ao longo do tempo. Agradeceu a Deus pela graças concedidas, pela vida dos nossos professores, servidores e estudantes e por tudo que se conseguiu construir em mais um ano de existência. Pediu também as bênçãos de Deus para que possam continuar fazendo essa história com dignidade, formando os profissionais que atuarão nos diversos campos de trabalho da Medicina Veterinária, contribuindo para o bem da sociedade.

Celebrada pelo padre Luiz Gonzaga, a missa, em todo seu ritual, contou com a participação de professores, alunos e servidores da FAVET. A professora Diana Célia Pinheiro fez a leitura, tirada do Livro do Profeta Isaías, que fala do infinito amor de Deus pelos seus filhos. No trecho lido, o Profeta Isaías diz que “Pode uma mulher esquecer-se daquele que amamenta? Não ter ternura pelo fruto de seu ventre? Mas mesmo que ela o esquecesse, eu (Deus) não te esqueceria nunca. Estás gravada na palma de minha mão”.

A leitura e o Evangelho de João deram as coordenadas para o sermão do padre Luiz Gonzaga, que falou do imenso amor de Deus por todos os seres e o respeito que o profissional veterinário tem pelos animais e que esse é um caminho para uma convivência pacífica entre todos que habitam a terra. A oração da assembléia foi de responsabilidade de servidores da FAVET: professores Isaac e Adriana Queiroz, Joélia, Maria José e Vanessa. O cantor Orlando foi o responsável pelos cânticos da missa.

Em seguida, o professor-pesquisador José Ferreira Nunes, emocionado, fez uma homenagem póstuma aos professores Sylvio Cardoso, Renato de Castro, Jocelin Leocádio, Eduardo Cabral, Tarcísio Pimenta, Magi Averaldo, José Inácio, João Francisco, João Monteiro Gondin, Eilson Góis de Oliveira, Adriano Gadelha e Arlindo Costa. Antes de encerrar a missa com a bênção final, o padre Luiz Gonzaga convidou a todos a cantar os parabéns em homenagem a FAVET. Logo após, a vice-coordenadora do curso de Medicina Veterinária, professora Salete Lobão Torres Santiago, leu um excelente texto, de autoria do professor Cláudio Cabral Campello – elogiado por todos os presentes – pelos 49 anos de criação da Faculdade de Medicina Veterinária da Uece. O padre Luiz Gonzaga encerrou a missa com a bênção final. Na ocasião, a Diretoria e a Coordenação da FAVET, que prepararam os festejos, convidaram os presentes para partir o bolo e fazer um brinde de aniversário.

A solenidade ecumênica contou com a presença do Reitor Assis Araripe, dos Pró-Reitores de Graduação Lineuda Murta, de Planejamento Vladimir Spinelli, também Chefe de Gabinete da Uece, coordenadora e vice-coordenadora do curso de Medicina Veterinária, Adriana de Queiroz Pinheiro e Salete Lobão Torres Santiago, respectivamente, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), José Maria dos Santos Filho, ex-diretor Raimundo Bezerra, professores aposentados da FAVET Jackson Cortez, Francisco Militão, Pedro Jorge Albano e Sérgio Evangelista, alunos, servidores e convidados.

Veja aqui a Mensagem