Missa de padre Haroldo reúne familiares, comunidade acadêmica e amigos

16 de janeiro de 2013 - 19:30 #

A morte do sociólogo e professor aposentado da Universidade Estadual do Ceará (UECE), padre Haroldo Coelho, encerra a trajetória de um cearense que rompeu os limites da vida religiosa, interessando-se pelas grandes questões sociais que angustiam os  desfavorecidos, além de se dedicar à vida acadêmica e a grande atuação na política. A comunidade acadêmica cearense, os amigos, o povo carente, sobretudo, do Pirambu, região de Fortaleza, onde ele atuava em sua ação pastoral, devem comparecer a uma das duas missas que será celebrada às 19h desta quinta-feira (17/01), nas igrejas dos Remédios, na Avenida da Universidade, e dos Navegantes, na Rua dos Aprendizes de Marinheiro, no Pirambu.

Padre Haroldo Coelho foi professor do curso de Ciências Sociais da UECE de 1980 a 1998. Para a filósofa Marly Carvalho Soares, freira e professora do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UECE, Padre Haroldo Coelho, falecido no último sábado (11/01), sempre foi uma pessoa muito aberta, amiga e comprometida com as causas da educação, da política e da religião.

Enfatiza a professora Marly, que ele era pacífico e aberto ao diálogo, levava os acontecimentos da vida para uma reflexão em busca de mudanças adequadas. Por outro lado, convicto de sua opção pela vida sacerdotal não separava a vida da fé e essa era a sua própria experiência. Viver segundo estes princípios é caminhar em busca de uma sociedade justa e fraterna, onde todos sejam reconhecidos como irmãos.

Lembra ainda a professora Marly que Padre Haroldo apesar de sua exigência e rigor intelectual na Academia se deixava entusiasmar pelo esforço e criatividade do aluno no estudo dos textos filosóficos e sociológicos. Despertar para o espírito crítico ligado também a uma criatividade pessoal era a sua motivação.  Nesse sentido, a filosofia que trata do pensar construído, “ironicamente europeu” como repetia padre Haroldo, abre espaço para o pensar criativo no nosso Brasil e que deve trazer o novo, o diferente.