Miss Ceará Latina 2021 é mestranda e pesquisadora da Uece

9 de novembro de 2021 - 15:45

Nem só de beleza vive uma miss, muito pelo contrário. Para ser uma miss é preciso ser inteligente, ter visão social e conhecimentos capazes de causarem impacto sobre causas políticas e sociais municipais e/ou estaduais. Essas características foram identificadas na nova Miss Ceará Latina, Kellen Alves Freire que, aos 27 anos, é nutricionista e mestranda do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual do Ceará (PPSAC/Uece).

Como explica Kellen, “ser Miss Ceará vai muito além da beleza, de um rosto e um corpo bonito. É ser porta-voz, é ser representante, é ser embaixadora social, é ter personalidade, é influenciar o bem, influenciar a sociedade para um mundo melhor. É utilizar da inteligência para ser influência”.

A miss foi recebida nesta terça-feira (9), no Gabinete da Reitoria, pelo reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares. “É de grande importância termos uma estudante da Uece representando o Ceará, levando beleza e conhecimento científico. Você é nossa Miss Ciência!”, celebrou o gestor.

Pelo PPSAC, Kellen desenvolve a pesquisa intitulada “Consumo de ultraprocessados em Diabetes Mellitus no Brasil: uma análise ecológica”, sob orientação da professora Ilana Bezerra. Ela é também membro do Grupo de Pesquisa Epidemiologia, Cuidado em Cronicidade e Enfermagem (GRUPECCE-CNPq) e do grupo de pesquisa em Nutrição e Epidemiologia (GENUTE). Como pesquisadora, Kellen contribuiu, ainda, com projeto de extensão da Uece que visa a prevenção da obesidade nas escolas, coordenado pela professora Thereza Magalhães.

“Na Uece me desenvolvi, amadureci como mulher pesquisadora. O conhecimento que adquiro na Uece será utilizado para o bem da sociedade”, ressalta a miss.

A Miss Ceará Latina 2021 é integrante do projeto social Levando Amor que, há um ano, “leva amor em forma de alimento e de itens básicos aos mais vulneráveis, especialmente neste momento em que a pandemia agravou a situação dos moradores de rua”, como ressalta Kellen.

Em 2022, a nova miss disputará o título de Miss Latina Brasil para então concorrer no concurso internacional Miss America Latina do Mundo.

Estiveram no Gabinete da Reitoria, para receber a miss, o secretário de Ciência e Tecnologia, Inácio Arruda; o vice-reitor da Uece, Dárcio Ítalo Teixeira; a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Lúcia Duarte; o pró-reitor de Administração, Fernando Santos; a docente do PPSAC, Thereza Magalhães; o diretor da Favet/Uece, Nailton Evangelista; e o noivo de Kellen e também estudante do PPSAC, Samuel Mattos.

Imagens: Chico Gomes/Secitece