Ministra do Planejamento de Angola visita a UECE para acerto de parceria

9 de dezembro de 2011 - 15:51 #

O Reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), professor Assis Araripe recebeu na última terça-feira (06/12), a visita da Ministra do Planejamento de Angola, senhora Ana Dias Lourenço. Integraram a comitiva da Ministra, o Vice Ministro do Planejamento, Dr. Pedro Luís da Fonseca, o Diretor do Instituto Nacional de Estatística (INE), Dr. Camilo Ceita, o Diretor Nacional de Investimento Público (DNIP), Dr. Gabriel Leitão, o Diretor Nacional de Desenvolvimento do Territorial, Dr. Victor Hugo, a Diretora do Gabinete, Dra. Ana Fernandes.

Acompanhou ainda a comitiva angolana, o Professor Paulo César Batista, da UECE, que coordenou as iniciativas para a realização da missão angolana, que envolveu ainda visitas ao Ministério do Planejamento do Brasil e ao IPEA, em Brasília, o IBGE, no Rio de Janeiro, a Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLAG), no Ceará. A visita no Ceará encerrou-se com uma visita ao Governador do Estado, Cid Gomes.

Por ocasião da visita à UECE, os integrantes da comitiva ouviram exposição do Reitor Assis Araripe sobre o âmbito da atuação e o desempenho da Universidade, compreendendo as iniciativas de ensino, pesquisa e extensão.

Os integrantes da comitiva tiveram ainda a oportunidade de conhecer a experiência da UECE na oferta de cursos de gestão pública, em particular das iniciativas de ensino a distância, e na realização dos Programas de Mestrado em Políticas Públicas e do Programa de Geografia, bem como das pesquisas e estudos aplicados desses programas.

A formação profissional nos campos da gestão pública, do planejamento público, da gestão, acompanhamento e avaliação de projetos de investimentos e na formulação e avaliação de políticas públicas nesses campos e no âmbito do desenvolvimento territorial, com o suporte da tecnologia de georreferenciamento, foram selecionadas como iniciativas prioritárias para a operacionalização da cooperação.

Ao final do encontro, o Reitor da UECE e a Ministra do Planejamento de Angola acordaram com a assinatura de Memorando de Entendimentos que estabelece os termos da cooperação, que avaliaram como bastante promissora e de elevado potencial para o desenvolvimento de ambas as instituições.

O Encontro contou com as presenças dos pró-reitores, diretores de centro  e coordenadores de cursos.