Microscópio confocal é novo aliado para as pesquisas no Estado

13 de maio de 2010 - 13:50

O equipamento que possibilita a captura de imagens em 3D

Um avançado instrumento para a ciência agora faz parte do acervo da Universidade Estadual do Ceará (UECE), o microscópio confocal. O equipamento é utilizado para aumentar o contraste da imagem microscópica e construir imagens tridimensionais. O microscópio possui diversas aplicabilidades na ciência, como a obtenção de imagens de amostras vivas e de informação computorizada em 3D na pesquisa biológica, na análise química e de materiais. O investimento para a compra do equipamento foi da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado e girou em torno de R$ 1 milhão de reais.

De acordo com Ana Paula Rodrigues, professora pesquisadora do curso de Ciências Veterinárias da UECE, um microscópio deste porte irá contribuir para a infra-estrutura e o desenvolvimento das pesquisas na Universidade, melhorando a qualidade e a valorização dos estudos. “Com isso, aumentam as chances de publicação em revistas de alto impacto, o que irá tornar os pesquisadores mais competitivos para a captação de recursos e a atração de colaboradores de outras instituições”, afirma. Ana Paula diz ainda, que empresas e hospitais que desejem usar a microscopia confocal também poderão ter este serviço prestado pela UECE.

O microscópio já possui demandas dos programas de Pós-graduação em Ciências Veterinárias da UECE e da Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio). No entanto, ele poderá ser utilizado por pesquisadores de cursos nas áreas da saúde, química e física.

UECE promove capacitação para o equipamento

O microscópio confocal foi tema de uma capacitação realizada na UECE, nos dias 03 a 07 de maio. O Curso de Microscopia Confocal foi uma iniciativa da Faculdade de Veterinária, Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias e do Laboratório de Manipulação de Oócitos e Folículos Ovarianos Pré-antrais da Universidade Estadual do Ceará. O curso foi ministrado pelos professores Marcelo Pelajo e Célia Bressan, da Fundação Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro e de Recife, respectivamente.

Participaram da capacitação cerca de 60 pessoas, abrangendo desde universitários, técnicos e um pós-doutor, o que enquadra-se, segundo Ana Paula Rodrigues, dentro da política do governo do estado de possibilitar a utilização do equipamento por multiusuários. Uma pesquisadora da Universidade Estadual de São Paulo e outra da EMBRAPA, do Distrito Federal vieram para a capital exclusivamente para participarem do curso.