“Micro e Nanofabricação” foi o tema da palestra do pesquisador Aristides Pavani

3 de setembro de 2009 - 11:24 #

Transformar a escala nano, ou seja, colocar cada átomo e cada molécula no lugar desejado, assim foram os caminhos percorridos pelo professor Aristides Pavani Filho, Coordenador de Projetos do Centro de Pesquisa Renato Archer em Campinas (CENPRA), ao falar para professores, pesquisadores e estudantes da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Segundo a coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da UECE, Aloma Pessoa, prof. Pavani veio a Fortaleza, a convite da PROPLAN/NIT e sua palestra, que teve como tema “Micro e Nanofabricação”, aconteceu no auditório do RENORBIO (Rede Nordeste de Biotecnologia).

A palestra ocorreu no final de agosto e foi na modalidade de videoconferência. Do evento participaram 35 pessoas, entre professores, pesquisadores e alunos interessados no tema apresentado. O conferencista mostrou os vários caminhos das pesquisas em desenvolvimento e fez uma projeção para o futuro do que já existe na área de micro e nanotecnologia.

O professor Aristides Pavani tem como uma de suas missões replicar o seu conhecimento para docentes, discentes, pesquisadores e a sociedade em geral, sendo este um dos seus compromissos com o Estado do Ceará.

A nanotecnologia está associada a diversas áreas (como a medicina, eletrônica, ciência da computação, física, química, biologia e engenharia dos materiais). A nonotecnologia já é vista pelos pesquisadores como “a próxima revolução industrial”. Nesse contexto, terá também importantes conseqüências econômicas, sociais, ambientais e militares.