Mestrandos da Uece participam de curso ofertado pelo Centro de Estudos Próprios da USC

23 de outubro de 2019 - 13:31

O Centro de Estudos Turísticos da Universidade de Santiago de Compostela (USC), com a colaboración da Universidade Estadual de Ceará (UECE) celebrou entre os dias 14 a 18 de outubro, o curso Planejamento turístico comparado e experiências internacionais em matéria de turismo. Um grupo de estudantes da instituição brasileira visitou a capital da Galícia para conhecer de perto as boas práticas que se desenvolvem na comunidade autônoma neste âmbito. Foi uum curso desenhado pela TE&A Turismo Educacional e Aprendizagem, que também é fruto do Mestrado de Gestão de Negócios Turísticos.

 

A visita a Compostela é a primeira aproximação das universidades depois da assinatura em 2018, de um convênio bilateral de colaboração entre as duas instituições. A escolha da Galicia como destino do curso baseou-se na proximidade lingüística entre galego e português tal e como indica Jakson Renner Rodrigues Soares, pesquisador da USC e director do curso.

O objetivo principal desta ação formativa foi oferecer ao estudantado conhecimentos práticos de como se pode utilizar o turismo para o desenvolvimento do território. Ferramentas de márketing, planejamento ou benchmarking ao redor de termos como a experiência vivida pelo turista, a imagem dos destinos turísticos ou o desenvolvimento sustentável, entre outros, foram alguns dos temas que se desenvolveram nas sessões. As palestras, impartidas por especialistas do sector, ofereceram conhecimentos da realidade turística galega.

“Tanto en Galicia como no Ceará compartem ofertas similares, por exemplo, o turismo religioso consolidado ou turismo no espaço litoral”, explica Jakson Soares. Além disso, no curso também se buscaram paralelismos entre os roteiros pelas zonas vinícolas da Galicia e as cafeteiras do Ceará.

O ato de inauguração do curso se celebrou na sala de professorado da Facultade de Xeografía e Historia da USC com a assistência da vice-reitora de Titulaçoes, Victoria Otero Espinar; o decano da Facultade, Francisco Durán; o professor Rubén Lois, em representação do CETUR-IDEGA; o professor Fabio Perdigão, coordenador do mestrado de Gestión de Negócios Turísticos da Universidade Estadual do Ceará e o professor Jakson Renner Rodrigues Soares, diretor do curso.

As conferências foram realizadas no Museu do Povo Galego, no período de 14 a 18 de outubro. Os estudantes assistiram palestras de especialistas como Rubén Lois, Encarna Otero, Roberto Sueiro, Ana Munín, Dimas González, Aline Lorenzo ou Fátima Rodríguez, e conheceram as experiências de exemplos como o Museo do Povo Galego, a Film Commision ou o Convention Bureau de Compostela. A visita encerrou-se com um roteiro enoturístico pela Ribeira Sacra.

Ademais, no dia (17/10) realizaram uma oferenda floral a Rosalía de Castro no Panteón de Galegos ilustres, em uma homenagem organizada pela Asociación de Escritores e Escritoras en Lingua Galega (AELG).

A Universidade Estadual do Ceará é a universidade pública mais destacada do Nordeste Brasileiro e conta com 28.000 alunos. Está situada em Fortaleza, na capital do estado, que se destaca pelo potencial do seu turismo litoral. Milhões de pessoas visitam todos os anos ás praias e lugares do Ceará, assim como aos festivais e outros eventos que tem lugar na região.

O Ceará é conhecido como ‘Terra da Luz’, já que foi o primeiro Estado do Brasil em abolir a escravidão , em 1884, quatro anos antes da Lei Áurea. A ‘Terra da Luz’ também alude á gran cantidade de días soleados dos que goza no ano. Destaca tamén pela religiosidade popular (o que gera turismo religioso) e pela fama de ser grande berço de talentos do humor. Possui uma rica gastronomia, local e paisagens muito distintas e únicas, pelo feito de estar em uma região do semiárido. No marco da colaboração com a USC, a UECE acolheu em maio deste ano, a Semana das Letras Galegas, que contou com a presença da cantora Uxía Senlle e de Cesáreo Sánchez Iglesias.