Mestrando da Uece é premiado no Global Sustainable Revolution Startup Weekend

3 de julho de 2019 - 15:19

O estudante de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual do Ceará (PPGA/Uece), Brenno Buarque. O mestrando integra a equipe premiada em 1°lugar no Global Sustainable Revolution Startup Weekend – Edição Fortaleza.

O Global Sustainable Revolution Startup Weekend conecta empreendedores, equipes organizadoras e comunidades iniciantes ao redor do mundo em direção ao empreendedorismo de sustentabilidade, por meio de um evento imersivo, no qual a proposta é criar um modelo de negócio que resolva problemas de cunho ambiental e social. A equipe criou a startup Econtainer a partir da necessidade de dois grandes problemas que os pequenos e médios produtores agrícolas sofrem no Brasil: a instabilidade climática e a logística de seus produtos para o consumidor final.

A solução criada pela empresa é realizar uma logística reversa, trazendo ganhos ambientais com a reutilização de containers. Com isso surge o produto, uma Unidade Móvel de Produção Agrícola (UMPA). Assim, com inovação tecnológica, o pequeno e médio produtor terá sua produção orgânica local sustentável, independente de sazonalidade, além de maior desenvolvimento econômico.

Para o orientador de Brenno, professor Samuel Façanha, “o Programa de Pós Graduação em Administração da Uece e o Grupo de Pesquisa em Gestão da Inovação (GESTIC) está muito orgulhoso da premiação da Econtainer e da participação de nosso aluno de Mestrado Brenno Buarque. Este tipo de atuação revela o quanto nossos alunos podem aliar o conhecimento científico, fruto da formação em mestrado e doutorado com a geração de valor para nossa sociedade. Inspira professores e alunos de nosso programa, de nossa universidade e de outras IES a seguirem por esse caminho da pesquisa e do conhecimento científico associado ao empreendedorismo e à inovação”.

Brenno e sua equipe de pesquisadores agora concorrem com 52 vencedores de diversos países. As 20 equipes selecionadas irão receber mentoria de uma das maiores incubadoras sociais do mundo, a Bridge for Billions, e poderão ser escolhidas para apresentar o projeto em Paris, em um dos maiores eventos de empreendedorismo do planeta, o Changenow Summit 2020.