Mestranda e graduandos da Uece fazem palestra para comunidade Garibaldi

3 de junho de 2015 - 17:00

alt

Lidia Fonteles formou-se em Nutrição há um ano e meio. Agora é aluna do Mestrado em Nutrição e Saúde, também da Uece. Em maio, recebeu uma ligação de sua co-orientadora, a professora Derlange Belizário Diniz, pedindo que ela fizesse uma palestra para as mães das crianças de até três anos do Instituto Irmã Giuliana Gall, que atende as moradoras da comunidade Garibaldi, no entorno do Campus do Itaperi.

alt

O prazo era exíguo: dois a três dias para preparar uma apresentação educativa e também interativa. A mestranda, que já tinha esta prática educacional, selecionou três bolsistas do Núcleo Experimental em Ciência e Tecnologia de Alimentos Regionais (Nectar) e do Laboratório de Segurança Alimentar e Nutricional (Labsan), para mostrar as boas práticas de manipulação de alimentos, a importância do controle de sal, açúcar e gorduras na alimentação das crianças, apresentando diferentes dinâmicas às mães da comunidade.

alt

Bruno Almeida, Mariana Holanda e Thayná Ribeiro ajudaram Lídia a desenhar o roteiro da apresentação, o que e como fazer a apresentação em três eixos temáticos: cuidados na cozinha, higiene pessoal e o que deve estimulado e evitado na alimentação das crianças. A equipe usou vídeos e dinâmicas com as mães e até mesmo com as professoras do Instituto Irmã Giuliana Gall.

alt

A plateia aprendeu como fazer a higienização de hortifruti, usando uma colher de água sanitária para cada litro de água. Aprendeu ainda a fazer sal de ervas para dar mais gosto à comida, ao invés de usar temperos prontos, com altíssimo teor de sódio.

alt

A equipe de Lídia também mostrou quantas colheres de sal e de açúcar tem nos alimentos industrializados mais consumidos, como bebida achocolatada, refrigerante, salsicha, hambúrguer, biscoito recheado, sucos em pó, entre outros.

Para encerrar a palestra, a equipe liderada pela mestranda em Nutrição da Uece pediu às participantes que montassem uma refeição, almoço ou lanche, a partir de figuras de alimentos diversos, tanto bons como nocivos à saúde.

alt

Lídia disse que foi uma experiência “muito interessante, as mães e também as professoras perguntaram bastante, elas estavam com muita vontade de aprender”.

Confira a apresentação em Power Point da equipe da Nutrição para as mães.