Realizada aula inaugural do Mestrado Intercampi em Educação e Ensino

27 de março de 2013 - 12:12

alt

A Coordenação do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), realizou ontem, dia 26, o Seminário de Introdução ao Curso de Mestrado no Auditório da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), unidade da UECE em Limoeiro do Norte.

A solenidade de abertura, às 9h, presidida pelo reitor Jackson Sampaio, foi marcada por fortes emoções com a concretização de um sonho antigo da comunidade acadêmica ueceana: a interiorização da pós-graduação stricto sensu. O MAIE é uma realização da FAFIDAM e da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), unidade acadêmica da UECE em Quixadá. O Coral da FECLESC, sob a regência do professor Carlos Cléber, abriu a programação apresentando quatro belos números.

Pela tarde, os alunos receberam instruções sobre a organização do curso, o desenvolvimento das disciplinas, a disciplina de estudos que será necessária a todos. O Seminário introdutório encerrou com a aula inaugural da 1ª Turma do CMAIEE, ministrada pela professora Susana Jimenez, às 19h, sobre “Educação e Formação do Professor: questões históricas e urgências contemporâneas”.

Com o Mestrado Intercampi da UECE, as regiões do Vale do Jaguaribe e do Sertão Central têm mais uma oportunidade para fortalecer o ensino superior, em nível de graduação e pós-graduação stricto sensu, oferecendo condições para a melhoria da educação básica, tendo, em virtude de as duas faculdades serem as principais responsáveis pela formação de professores que atuam nas redes municipais, estadual e particular das duas regiões.

alt

Estiveram presente à solenidade o vice-reitor, professor Hidelbrando dos Santos Soares; o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, professor Jerffeson Teixeira de Souza; os diretores da FAFIDAM e da FECLESC, professores João Rameres Regis e Jorge Alberto Rodriguez; a coordenadora e o coordenador adjunto do CMAIEE, professores Maria das Dores Mendes Segundo (FAFIDAM) e José Deribaldo Gomes dos Santos (FECLESC). Os 10 alunos da 1a turma do novo curso estavam acompanhados por professores, oriundos dos dois campi, por estudantes de graduação, servidores técnico-administrativos e convidados.

Em sua fala, o reitor dirigiu-se aos mestrandos, conclamando-os a se dedicarem ao curso, compartilhando com os professores a responsabilidade pelo sucesso do Mestrado, levando-se em conta as dificuldades para a criação e a consolidação dos cursos de pós-graduação no país, numa universidade pública estadual do Nordeste, articulando dois campi localizados no interior do Ceará, o que exigirá logística especial. Também destacou que a interiorização do ensino de pós-graduação stricto sensu faz parte das metas da Administração Superior e logo que o CMAIEE atinja a nota 4 será criado o curso de doutorado nas duas faculdades.

Após a cerimônia, o reitor, o vice-reitor, o pro-reitor de pós-graduação e pesquisa e o diretor da FAFIDAM foram entrevistados, a propósito da criação do CMAIEE, pelo radialista Rosálio Daniel, em programa de máxima audiência da Rádio Educadora de Limoeiro do Norte.