Mestrado em Políticas Públicas realiza Aula Inaugural de sua décima turma

3 de fevereiro de 2010 - 11:57 #

“Dilemas de Perspectivas da Educação Superior do Ceará e do Brasil” foi o tema da aula inaugural da décima turma do Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade (MAPPS), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), ministrada pela professora pesquisadora Socorro Osterne, no dia 01 de fevereiro, no auditório do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA). O pesquisador Geovani Jacó de Freitas, coordenador do MAPPS, ao discursar, lembrou que em dez anos de implantação do mestrado, já foram produzidas 99 dissertações. Agora, com os 18 integrantes da nova turma, esse número deverá ultrapassar 110 dissertações.

Segundo o professor Geovani Jacó de Freitas, essa produção já serviu de modelo para vários órgãos dos governos estadual e municipal, citando como exemplo o Departamento de Trânsito (DETRAN) e a Secretaria da Fazenda do Estado. Acrescentou ainda, que não há excelência na academia sem publicações e que é preciso, acima de tudo, ter ousadia.  Em seu discurso, o Reitor da UECE, professor Francisco de Assis Moura Araripe, ressaltou a importância do MAPPS para toda a sociedade, com destaque para a formação profissional de alto nível.

O MAPPS tem como principal objetivo formar profissionais de alto nível para que tenham uma excelente atuação no campo da pesquisa e do ensino, tendo em vista as políticas públicas. O Mestrado conta com três linhas de pesquisas, sendo a primeira: Estado, Sociedade e Democracia; a segunda: planejamento em Políticas Públicas; e a terceira: Gestão e Avaliação de Políticas Públicas.

A aula inaugural da décima turma do MAPPS contou com a presença dos pró-reitores de Pós-Graduação e Pesquisa, Jackson Sampaio, e de Planejamento, Vladimir Spinelli, do diretor do Centro de Humanidades (CH), prof. Marcos Colares, da diretora do CESA, Maria da Conceição Pio, da diretora da Editora da UECE, Liduina Farias, do professor João Tadeu de Andrade, do Mestrado de Políticas Públicas, professores e alunos do mestrado.