Mestrado em Nutrição e Saúde da Uece inicia aula da VI Turma

15 de março de 2016 - 19:20 #

Com o tema Desafios para pós-graduação em nutrição no atual cenário brasileiro foi aberto a VI turma do curso de Mestrado Acadêmico em Nutrição e Saúde (MANS), da Universidade Estadual do Ceará (UECE). A vice-reitora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), professora Nadir do Nascimento Nogueira, proferiu a palestra inaugural do mestrado. O evento aconteceu na tarde, do dia 04 de março, no prédio Mundo Verde, no campus Itaperi.

alt

Na solenidade de abertura, o reitor da UECE, professor Jackson Sampaio, ressaltou fico feliz em ver o esforço pessoal de vocês, em cursar uma pós-graduação aqui na nossa instituição. Temos um ótimo curso de graduação em nutrição, com 39 anos de funcionamento, um curso histórico, portanto, pois a UECE fez 41 anos recentemente. Este mestrado liga-se à história da Nutrição em nossa universidade e à história, também, da nossa Saúde Pública.

alt

O reitor também fez breve introdução ao tema da palestra, lembrando o conceito de campo, como espaço de interação entre saberes, teorias, práticas, profissões e profissionais, para um objetivo de política pública, como é o caso da Nutrição e Saúde, que compõe o campo da Saúde Coletiva. Em seguida destacou o crescimento da Uece, nos últimos 20 anos, em ensino, pesquisa e extensão.

alt

O interesse de profissionais de diferentes áreas ficou evidente na formação da sexta turma, composta por médicos, psicólogos, dentistas, técnicos da saúde, nutricionistas, engenheiros de alimentos, enfermeiros e educadores.

alt

O pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, professor Jerffeson Teixeira de Souza, deu boas vindas aos futuros mestres, e fez uma explanação sobre o desenvolvimento do conhecimento científico no país e dos diversos níveis de pós-graduação. O pró-reitor, ainda convidou todos os mestrandos para participarem do I Seminário de Pós-Graduação, que a UECE vai realizar, abordando sistema de avaliação e seu financiamento, a necessidade de integração da pós-graduação, ressaltou Jerffeson Teixeira de Souza.

alt

Também estiveram presentes na aula inaugural da VI turma do Mestrado, a coordenadora do Mestrado Acadêmico em Nutrição e Saúde, Daniela Vasconcelos de Azevedo (que atuou como mestre de cerimônia no evento), Carla Soraia Costa Maia, que fez a apresentação da palestrante, professora Nadir do Nascimento Nogueira, a coordenadora do curso de graduação em Nutrição, Soraia Pinheiro Machado e a vice-coordenadora, Maria Marlene Marques Ávila, Maria Luisa Pereira de Melo, Derlange Belizário Diniz, além de todo o corpo docente do mestrado.

Interesse

Para maioria dos alunos do curso, o mestrado é uma oportunidade de ampliar conhecimentos em áreas que já atuam. Quem trabalha com programas municipais de promoção da saúde e medicina nutricional integrada, deve ser, uma obrigação do profissional voltar-se às políticas de promoção da saúde ao invés de atuar apenas na área curativa. Os futuros mestres foram unânimes em dizer vemos neste curso a possibilidade de aperfeiçoamento para as atividades que exercemos, dando treinamentos a grupos de atenção básica, vendo necessário aprimoramento permanente.