Mestrado em Climatologia e Aplicações nos Países da CPLP e África iniciará sexta (8)

6 de julho de 2016 - 13:18

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) dará início, nesta sexta-feira, 8 de julho, à primeira turma do curso de Mestrado Profissional em Climatologia e Aplicações nos Países da CPLP e África. A aula inaugural acontecerá a partir das 9h, no Auditório Paulo Petrola, Campus Itaperi. O evento será aberto ao público e gratuito.

Na programação, palestra, lançamento de livro e exposição de artes, com a participação de convidados como os físicos e pesquisadores da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME) do Ceará, Adilson Wagner Gandu e Raul Fritz Bechtel Teixeira, além do artista, integrante da galeria francesa Carré D’artistes, Jô Fernandes.

O Mestrado inicia sua primeira turma com o objetivo de promover pesquisa e desenvolvimento, com caráter interdisciplinar, relacionados ao clima e suas variabilidades, bem como gerar aplicações dos resultados obtidos para produzir produtos ou processos inovadores do uso das informações meteorológicas que possam, além de subsidiar a elaboração de políticas públicas e tomada de decisão, contribuir para a melhoria da realidade social, econômica e ambiental de diversas regiões dos países membros da CPLP e África, membros fundadores do Centro de Investigação Climática e Aplicações nos Países da CPLP e África.

Veja abaixo a programação:

9h Palestra: Climatologia e Aplicações das previsões climáticas
Professor Dr. Adilson Wagner Gandu (USP/FUNCEME)

10h Lançamento do livro: Satélites Meteorológicos: Imagens, aplicações e curiosidades
Dr. Raul Fritz Bechtel Teixeira (FUNCEME)

8h às 17h Exposição de artes: A influência Estética do Cangaço e outras
Jô Fernandes

Sobre os convidados

Adilson Wagner Gandu – Possui graduação em Física pelo Instituto de Física da USP, mestrado e doutorado em Meteorologia, pelo Instituto Astronômico e Geofísico da USP. Foi professor na Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (FEIS), da UNESP. Na FEIS ainda exerceu cargo equivalente a Chefe de Departamento e participou de Comissões Departamentais e de Pesquisa. Foi professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da UFPA, orientou alunos de mestrado e participou de Projetos de Pesquisa em estudos amazônicos. Foi professor no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, Chefe de Departamento e Coordenador do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Ciências Atmosféricas. Possui inúmeros artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, e anais de eventos científicos. Participou e foi Presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMet) e revisor de artigos em revistas cientificas nacionais. Atualmente é pesquisador visitante na Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME) do Ceará. Tem experiência na área de Geociências e Ciências Ambientais, com ênfase em Meteorologia, atuando principalmente nos seguintes temas: modelos numéricos de previsão de tempo e clima, termodinâmica e dinâmica da atmosfera, meteorologia e climatologia do Nordeste brasileiro e da Amazônia.

Raul Fritz Bechtel Teixeira – Possui graduação em Física – Bacharelado – pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestrado em Engenharia Civil (Recursos Hídricos) e Doutorado em Engenharia Civil (Recursos Hídricos), ambos em Hidrometeorologia, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Seu tema de Dissertação versou sobre estimativa de precipitação pluvial, medida à superfície, feita por área geográfica, e de Tese a estimativa da umidade superficial do solo a partir de informações oriundas de satélite meteorológico. Pesquisador, desde janeiro de 1995, da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos – FUNCEME, no Núcleo de Meteorologia/Unidade de Tempo e Clima, na área da meteorologia por satélites, tendo participado, também, de atividades operacionais de previsão do tempo e do clima. Nomeado, em 1º de outubro de 2013, Supervisor da Unidade de Tempo e Clima do Núcleo de Meteorologia da FUNCEME. Tem experiência na área de geociências. Como experiência internacional, apresentou trabalho científico, na 10th International ATOVS Study Conference, em Boulder, CO, EUA. Participou de treinamento no sistema AAPP/ATOVS no Centre de Météorologie Spatiale (CMS), do Météo-France, em Lannion, França. Participou de eventos científicos em meteorologia e climatologia em Paris e visitas técnicas a institutos de sensoriamento remoto, meteorologia e recursos hídricos em Montpellier, Toulouse e Grenoble, França. No Brasil, tem cursos e treinamentos em Meteorologia no CPTEC/INPE e no INMET, dentre outros. Revisor da Revista Brasileira de Meteorologia (RBMET/SciELO). É sócio efetivo da Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET) e associado do Committee on Space Research (COSPAR).

Jô Fenandes – O paranaense Joaquim Fernandes é “nordestinado por opção” desde 1974 quando atuou como diretor de arte na publicidade. Se apaixonou pela nossa região  e foi adotado para sempre. Jô, hoje, se dedica exclusivamente à pintura e, inquieto, passeia por várias técnicas como o desenho, aquarela, mosaicos, bico de pena, mas prefere a tinta acrílica sobre tela para registrar o “óbvio” como gosta de falar. Suas obras registram o cotidiano do homem do mar e do sertão, casas de taipa, utensílios, animais, paisagens e o cangaço, tema que lhe fascina desde a infância. A breve exposição na Uece mostra trabalhos do acervo particular e também da nova série. Desde 2012, Jô Fernandes é integrante, juntamente com outros artistas estrangeiros, da galeria francesa Carré D`artistes, com franquias em cidades de vários países e, depois de São Paulo, atualmente mantém 40 obras na filial de Miami. Com 16 exposições individuais, outras coletivas e participações na Bienal Unifor Plástica e no Salão de Abril.