Mestrado Acadêmico em Saúde Pública completa 15 anos e tem muito que comemorar

10 de março de 2009 - 15:04 #

A solenidade de encerramento das comemorações dos 15 anos do Mestrado Acadêmico de Saúde Pública, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), na noite desta segunda-feira (09/03), no Auditório Paulo Petrola da Reitoria, teve como principal atração o objeto de estudo da dissertação de mestrado do médico psiquiatra Francisco Oliveira: o grupo de idosos “Jovem Guarda” do Centro de Saúde José Paracampos, apresentando a música de autoria do médico “Sinfonia Juvenil”. A opção de trabalhar com idosos fez Francisco Oliveira escolher como tema de sua dissertação “As Histórias que a Vovó Contava”, e teve como orientador o também médico psiquiatra Jackson Sampaio, diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UECE. Segundo Francisco Oliveira, para o seu trabalho de mestrado ouviu todos os integrantes do grupo de idosos “Jovem Guarda”. A solenidade contou com a presença do Reitor da UECE, prof. Assis Araripe

Segundo a coordenadora do Mestrado Acadêmico em Saúde Pública,  profa. Salete Bessa, a muito que festejar. Informou que, ao longo desse tempo, já foram qualificados cerca de 200  profissionais e conta atualmente com sessenta e cinco alunos matriculados. O mestrado foi criado em 1994 e durante sua trajetória foram publicados mais de 400 periódicos. Para abrir as comemorações, foi convidada a professora Rosana Teresa Onocko Campos, da Universidade de Campinas (UNICAMP-SP), que falou sobre o tema “Pesquisa em Saúde Coletiva: a singularidade da área de política planejamento e gestão”. A palestra foi ministrada na manhã desta segunda-feira, no Auditório Paulo Petrola da Reitoria, no Campus do Itaperi.

A programação constou de Mesa Redonda abordando vários temas: “O Curso de Mestrado Acadêmico e seus 15 anos”, “Construção Histórica do CMASP: Dilemas, Avanços, e Desafios”, “A Relevância e Contribuição do Mestrado em Saúde Pública para o Estado do Ceará”, “O Sentido do CMASP no Cotidiano: práticas e reflexões teóricas e o Mestrado em Saúde Pública na percepção dos atuais alunos”. A Mesa Redonda é coordenada pelos seguintes professores: Rosana Teresa Onocko, da UNICAMP; José Jackson Coelho Sampaio, da UECE; Marcelo Gurgel Carlos da Silva, da UECE; Vera Maria Câmara Coelho, da SESA; Marcos Guimarães, aluno do Mestrado. No encerramento das comemorações foi apresentado um vídeo sobre a história dos 15 anos do curso e ainda, homenagem aos professores fundadores do mestrado e aos alunos da primeira turma.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em recente visita à UECE, elogiou bastante as instalações físicas do CMASP. As Agências de Fomento como a FUNCAP, CNPq e CAPES têm em muito contribuído para consolidação das produções científicas de Docentes e Discentes na captação de recursos financeiros através de grandes projetos. O tempo médio para defesa de Dissertação de Mestrado em 2008 diminuiu bastante, de 40 meses passou para 24 meses, e em 2009 foi reduzido para 20 meses.