Curso de História lança sua revista eletrônica

13 de março de 2014 - 13:05

Acaba de ser lançada a Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), revista eletrônica idealizada, criada e organizada pelos discentes e docentes do Curso de História da Universidade Estadual do Ceará (UECE), que terá periodicidade semestral e visa contribuir e divulgar a produção historiográfica e de áreas afins.

O nome da revista é uma metáfora à renda feita com aquele instrumento, como informa a apresentação do periódico eletrônico. “Em meio à tessitura do fazer historiográfico, os saberes e as práticas se misturam e se confundem na narração histórica em um processo científico. Esse processo constitui-se na medida em que os fios manejados pelas rendeiras, em consonância com o trato dos historiadores com suas fontes, tecem e constroem as histórias de homens, de grupos, de sociedades e de culturas no tempo histórico”.

Foram necessários dois anos para transformar a revista em realidade, segundo a graduanda Danielle Almeida, que faz parte do conselho editorial e assina a entrevista no primeiro número do periódico, com o historiador e professor de história da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), professor Jurandir Malerba. Há ainda sete artigos e uma resenha do livro “Trecos, troços e coisas: Estudos antropológicos sobre a Cultura Material”, uma coletânea de ensaios.

Danielle informa que qualquer pessoa interessada em contribuir com a revista pode enviar, a partir de 31 de março, seus trabalhos para o segundo número, que não tema, assim como o terceiro número. Somente a partir do quatro é que as edições serão temáticas.

Mais informações com Danielle Almeida Lopes – daniellealmeida@alunouece.br

Conheça a Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s)