Mesa Redonda com pesquisador mexicano discutirá Soberania Alimentar na Uece

28 de setembro de 2017 - 12:31

Na próxima terça-feira, 3 de outubro, o Observatório Cearense da Cultura Alimentar (OCCA), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual do Ceará (PPGS/Uece), receberá o professor Peter Rosset, da ECOSUR/MEX, em palestra sobre Soberania Alimentar – Visão Alternativa para o Sistema Alimentar a partir dos Movimentos Sociais.

A pesquisa de Rosset, que este ano e no próximo fará estadias com o PPGS, concentra-se na massificação e territorialização da agroecologia através dos processos sociais e na construção social da soberania alimentar e agroecologia, pelos movimentos sociais do campo.

O encontro é gratuito e aberto ao público e acontecerá no Museu da Indústria, a partir das 10h (Rua Dr. João Moreira, Centro, Fortaleza).

Peter Rosset é referência mundial na pesquisa em Agroecologia e tem como objetivo aqui no Ceará investigar as iniciativas de produção agroecológica no Assentamento da Reforma Agrária Santana, no município de Monsenhor Tabosa. Assessor da organização internacional Via Campesina, Rosset trabalha no acompanhamento dos processos de Agroecologia na América, Ásia, África e Europa. Aqui no Ceará, o pesquisador, além de analisar as atividades do Assentamento Santana, promoverá formações aos assentados, nas quais será abordada a metodologia de camponês a camponês.