Mensagem da Reitoria da UECE ao Dia do Estudante

11 de agosto de 2017 - 22:15 #

O Brasil comemora, em 11 de agosto, o Dia do Estudante, desde o ano de 1927. A escolha da data se deve à criação das duas primeiras faculdades brasileiras, fato ocorrido em 1827, por Dom Pedro I: a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo. No plano internacional a data foi instituída em Londres, no ano de 1941, durante reunião do Conselho Internacional de Estudantes, hoje União Internacional de Estudantes (UIE), mantendo-se, em cada país, seu próprio calendário.

A Reitoria da Universidade Estadual do Ceará (UECE), que sempre homenageia seus servidores, docentes e técnico-administrativos, não poderia deixar de homenagear, mais uma vez, os seus estudantes de ensino técnico de nível médio, de graduação, de extensão, de pós-graduação lato sensu e de pós-graduação stricto sensu, que são a razão de ser de uma Instituição Universitária.

Neste dia tão significativo para as lutas estudantis, como em todos os dias, a maior homenagem que podemos prestar aos estudantes, além do reconhecimento, da grande admiração e do respeito, é a nossa luta permanente em oferecer sempre as melhores condições para que os nossos estudantes tenham uma formação de qualidade por meio do ensino, da pesquisa e da extensão que a Universidade torna possível.

No caso da UECE, nosso esforço maior reside em oferecer-lhes uma Universidade com múltiplas oportunidades e com qualidade reconhecida, aqui mesmo na região onde vivemos, para garantir um futuro melhor a todos, de modo que possamos contribuir para o desenvolvimento sócio-econômico, cultural, político e ético do povo cearense.

Prezados Estudantes da UECE, comunidade que soma 23 mil pessoas, neste dia tão especial, queremos externar a cada um de vocês o nosso reconhecimento por seu valor, mas, sobretudo, agradecer a vocês por serem os grandes defensores da nossa Instituição, com sua força nas lutas e nas mobilizações que transformam o nosso país.