Mensagem da Reitoria aos participantes da 18ª Semana Universitária

21 de novembro de 2013 - 18:41 #

A Reitoria da UECE tem a satisfação de saudar todos os participantes da 18ª Semana Universitária da UECE e destacar a importância do evento, como balanço anual de nossa produção acadêmica, nas perspectivas da devolutiva social e de realização de contrapartida junto às agências brasileiras de fomento à pesquisa, atendendo, simultaneamente, às exigências das avaliações universitárias externas.

As Semanas Universitárias da UECE formalizam a apresentação de projetos, resultados parciais e resultados finais de projetos de pesquisa desenvolvidos ou orientados pelos professores, com a participação de alunos de graduação e de pós-graduação, grande parte deles detentores de bolsas da FUNCAP, do CNPq e da CAPES.

Além disso, a participação do evento pontua, no currículo de cada estudante ou professor e nos relatórios da universidade, perante o Conselho de Educação do Ceará-CEC, nas autorizações de nossos cursos de graduação, a CAPES, nas autorizações de nossos mestrados e doutorados, e o INEP, nos procedimentos gerais de avaliação institucional.

Mas a UECE foi além destas obrigações e criou um evento academicamente muito forte. Entre os 573 trabalhos científicos apresentados na 1ª Semana Universitária, em 1996, e os 3.698 que o serão na 18ª edição, o evento ganhou transcendência, passando a representar extraordinário elemento para a construção da imagem acadêmica de nossa universidade, diante dos olhos da própria comunidade, da sociedade cearense e dos gestores das políticas de ciência, tecnologia, extensão social e inovação tecnológica.

A despeito das bases anteriores muito restritas, das desigualdades internas e das dificuldades de financiamento, a competência de servidores docentes, servidores técnico-administrativos, estudantes de graduação e estudantes de pós-graduação permitiu que a UECE se destacasse no cenário do ensino superior brasileiro: entre as 192 instituições avaliadas pelo ranking da Folha de São Paulo, em 2013, a UECE ocupa o 39º lugar, sendo a 8ª entre as 38 públicas estaduais e a 1ª entre as públicas estaduais das regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste.

Dada a qualidade de nossa página eletrônica, temos ganhos sucessivos prêmios, no âmbito do Ceará, destinados a reconhecer os esforços de comunicação, visibilidade e transparência. O índice internacional Webometrics nos inclui e, no próximo 16 de dezembro, por ocasião da abertura do Oxford Summit of Leaders “Science and Education”, a Europe Business Assembly concederá à UECE um de seus prêmios de Best Regional University.

Neste momento, conclama-se à participação toda a comunidade dos trabalhadores da UECE, servidores públicos, capazes de distinguir o que se coloca no âmbito da greve que a instituição vivencia, motivada pela vontade de aperfeiçoamento institucional e de qualidade sustentável de suas ações acadêmicas, mas, também capazes de compreender que a 18ª Semana Universitária tem função estratégica, garantindo o futuro para além da greve.

Conclama-se à participação toda a comunidade de estudantes, de graduação e de pós-graduação, pois a eles se destinam todos os esforços da universidade, na busca de construir, em nosso Estado, a formação de profissionais competentes, intelectuais críticos e cidadãos compromissos com o bem comum e a democracia.

Alguns setores do governo entenderam que a situação de greve não permitiria o apoio à realização do evento. Porém o Governador decidiu manter o apoio, autorizando o pagamento dos deslocamentos de 630 estudantes das unidades do interior que virão ao campus do Itaperi e autorizando a implantação de parte da infraestrutura do evento, composta por tenda galpão, palco, som, iluminação, gerador e equipe técnica.

A assembleia dos movimentos grevistas recomendou não participação nas atividades científicas da Semana Universitária, àqueles que optaram pela militância na greve e, evidentemente, por democrático, não recomendou qualquer constrangimento aos que decidirem apresentar seus trabalhos e coordenar sessões.

Considerando a importância do evento, como devolutiva da produção científica anual para a sociedade que nos remunera e financia, sobretudo pela importância na construção da imagem institucional, pois os produtos do evento constituem elementos para todas as avaliações externas às quais a universidade é submetida, a Reitoria conclama a todos para a participação ativa e crítica na 18ª Semana Universitária.

A UECE luta para articular a cultura do mérito com a cultura democrática. É da natureza da vida universitária o contraditório e a argumentação, tanto quanto é da natureza da democracia a negociação e as garantias da liberdade de expressão. Na vigência de um Estado Democrático de Direito temos, todos, o dever de lutar por melhores condições de trabalho e pela qualidade sustentável da vida acadêmica, e temos, todos, o direito de fazer greve, mas também o direito de não aderir a ela, sempre pelo diálogo, sem o uso de táticas que aprofundem dificuldades e prejudiquem o que se quer alcançar.

Lutemos, juntos, para que a 18ª Semana Universitária da UECE supere o contexto adverso, realize seus objetivos acadêmicos e demonstre que os segmentos que compõem nossa comunidade estão vivamente empenhados na construção de uma universidade sustentada pelo mérito e pela democracia.

Prof. Jackson Sampaio – Reitor da UECE

Prof. Hidelbrando dos Santos Soares – Vice-Reitor