Mensagem da PROGRAD a Professores e Estudantes

6 de abril de 2020 - 09:59

Compreendemos os questionamentos e inquietações que este momento de incertezas provoca em toda a comunidade acadêmica. Por isto, estamos em busca de soluções responsáveis para o encerramento do semestre 2019.2, que teve início em 02 de dezembro de 2019 e já se encontrava, na maioria dos cursos de graduação, com pelo menos 75% das atividades acadêmicas desenvolvidas até a suspensão das atividades presenciais (17/3/2019), com algumas especificidades, principalmente no que diz respeito aos estágios.

Tendo em vista que em razão do Decreto no. 33.532/2020, de 30 de março de 2020, as atividades presenciais ficarão suspensas durante o mês de abril, podemos afirmar que o calendário acadêmico de 2019.2 sofrerá alterações conforme perdure o tempo de isolamento social, e que somente iniciaremos o próximo semestre (2020.1) em condições normais que garantam aulas presenciais com qualidade e segurança.

Admitiremos a finalização de disciplinas por meio do ensino remoto, nos casos em que houver condições efetivas de acesso de professores(as) e estudantes à internet e às tecnologias de comunicação e informação requeridas. Isto pressupõe não somente a autonomia docente para avaliar as particularidades de cada disciplina e escolher as ferramentas mais adequadas para a realização do ensino remoto, mas também o bom senso e o diálogo com os(as) estudantes, no sentido de identificar as referidas condições de acesso e as necessidades de reposição de atividades quando do retorno às condições normais de ensino presencial, sem prejuízo aos(às) estudantes que não tenham condições de acompanhar as atividades remotas.

Desse modo, com o término da suspensão das atividades presenciais, comprometemo-nos em assegurar no calendário acadêmico 2019.2 um período para a reposição de aulas, estágios, práticas, defesas de trabalhos de conclusão de curso (TCC), avaliações, entre outras.

As colações de grau deverão ser adiadas, pois o calendário de 2019.2 será estendido para que todos(as) os(as) professores(as) e estudantes concluam as disciplinas e atividades acadêmicas de forma satisfatória.

Com o fim da suspensão das atividades presenciais, retomaremos, também, processos temporariamente suspensos, como matrícula, vestibular, readmissão após abandono, entre outros.

Por ora, sabemos que o período de suspensão, das atividades presenciais, corresponde ao mês de abril e o retorno poderá ser em maio. Entretanto, se em maio as atividades presenciais ainda estiverem suspensas, teremos junho para reposição de atividades e finalização do semestre, e assim por diante.

Assim, solicitamos aos(às) professores(as) que comuniquem às respectivas coordenações de curso o andamento das disciplinas por eles(as) ministradas e a previsão de encerramento, apontando as condições e dificuldades dos(as) estudantes, as metodologias e ferramentas utilizadas no ensino remoto e/ou as estratégias de reposição de atividades quando do retorno às atividades presenciais.

Aos(às) bolsistas dos diversos Programas da Universidade (PROMAC, PET-UECE, Extensão, Iniciação Artística, Orquestra Sinfônica, Banda Sinfônica, PBEPU, IC-UECE, PCA), com bolsas pagas com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP) ou do Tesouro Estadual (Custeio FUNECE), informamos que daremos continuidade ao pagamento das bolsas durante o período de suspensão das atividades presenciais. Isso por duas razões: a primeira é que compreendemos as dificuldades enfrentadas por nossos(as) estudantes e reconhecemos a importância da assistência estudantil na situação de insegurança e vulnerabilidade em que se encontram; a segunda é que a universidade não pode deixar de apoiar o desenvolvimento da ciência, por meio de seus projetos de pesquisa e extensão, em um mundo em que ela se faz cada vez mais necessária.

Reforçamos as orientações dos órgãos de saúde para que, se pudermos, fiquemos todos(as) em casa, distantes fisicamente, mas unidos pelos esforços e perspectivas de superação da pandemia que atinge o cotidiano das pessoas em todo o mundo, bem como dos problemas dela decorrentes.

Profa. Dra. Mônica Duarte Cavaignac
Pró-Reitora de Graduação