Meninas e Jovens Fazendo Ciências Exatas, Engenharias e Computação

22 de outubro de 2013 - 10:49

alt

Mais mulheres dedicadas às carreiras de ciências exatas, engenharias e computação no Brasil. Esse é um dos objetivos da chamada pública “Meninas e Jovens Fazendo Ciências Exatas, Engenharias e Computação”, que inscreve até 18 de novembro. Os recursos foram disponibilizados pela Petrobras, Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O objetivo é selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem estimular a formação de mulheres para as carreiras de ciências exatas, engenharias e computação no Brasil. A intenção é despertar o interesse vocacional de estudantes do sexo feminino do Ensino Médio e da Graduação por estas profissões e para a pesquisa cientifica e tecnológica.

Uma parcela mínima de 30% dos recursos será, necessariamente, destinada a projetos coordenados por pesquisadores vinculados a instituições sediadas nas regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste, incluindo as respectivas áreas de abrangência das Agências de Desenvolvimento Regional. Caso não haja propostas meritórias para atender a parcela mínima definida, os recursos remanescentes poderão ser utilizados para atender propostas das demais regiões do País.

Proponentes

Os projetos devem ser apresentados por docentes ou pesquisadores de universidades ou de centros de pesquisa nas áreas de ciências exatas, engenharias e ciências da computação. As propostas devem estar vinculadas a escolas de nível médio que participem do Programa Ensino Médio Inovador.

Confira a Chamada Pública e os Anexos I, II e III.

Fonte: Funcap com informações da Comunicação Social da SPM