Membro do GT Saúde da Uece lança o livro “Escritos em tempos da Covid-19” em Bienal da ACM

14 de maio de 2021 - 09:50 # # #

O professor do curso de Medicina e membro do Grupo de Trabalho para enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, da Uece, Marcelo Gurgel, lançará nesta sexta-feira (14), às 13h, durante sessão de encerramento da XIX Bienal da Academia Cearense de Medicina (ACM), o livro “Escritos em tempos da Covid-19”.

A ACM, na qual o professor Marcelo Gurgel é membro titular, realiza a edição da Bienal no período de 12 a 14 de maio de 2021. Trata-se de um evento científico e cultural, de grande relevância para a Medicina cearense.

Leia abaixo o resumo da obra, descrito pelo autor:

Em fevereiro pretérito completou-se um ano da identificação oficial do primeiro caso da Covid-19 no Brasil, aportada em 26 de fevereiro de 2020. Como vaticinara o adivinho a César para se ter “cuidado com os idos de março”, o Ceará, logo a seguir, diagnostica o seu caso-índice dessa doença em 15 de março de 2020.

Em 17/03/2020 deu-se a reunião que oficializou o “Grupo de Trabalho de Enfrentamento à pandemia do coronavírus no âmbito da Fundação Universidade Estadual do Ceará, composto por docentes ueceanos, para assessorar as decisões gerenciais das autoridades universitárias no tocante ao combate da Covid-19.

A vigência dessa pandemia agregou compromissos inerentes a essa nova situação. Assim, sob o pressuposto de ser médico sanitarista e formador de opinião, contribuímos com mais de meia centena de entrevistas concedidas às mídias locais, que estão aqui referidas, e publicamos dezenas de artigos, nos moldes de crônicas e ensaios, na grande mídia cearense, todos eles focados na Covid-19, ora oportunamente enfeixados nesse livro.

Como professor, pesquisador e professor universitário, trouxemos à baila diversos estudos científicos relacionados com a pandemia por SARS-CoV-2, que foram convertidos em trabalhos apresentados, artigos, capítulos e livros, os quais encontram-se sumarizados nessa obra.

Apesar das muitas perdas e dos sofrimentos impingidos à nossa gente, uma pitada de tom burlesco foi adicionada ao final desta publicação, inserindo-se nela alguns causos jocosos, mitigando a aridez de tão excruciante temática.

Conferindo um toque cultural ao livro em epígrafe, foi inclusa uma “iconografia pestilencial” com reprodução de pinturas e gravuras pelacionadas com as grandes epidemias que assolaram a humanidade.

Com o desiderato de uma saudável leitura, invoquemos ao Criador para que, com o suporte da Ciência, sobrevenham dias melhores em nossas vidas.

Para assistir ao lançamento do livro, clique aqui.