MedioTec/Funece 2020 terá Programa de Motivação e Educação Socioemocional

8 de junho de 2020 - 10:24 # # #

“A educação transforma as pessoas. As pessoas transformam o mundo”. A sentença do educador Paulo Freire dá, em poucas palavras, a dimensão da importância que a educação possui para a construção de sociedades socioeconomicamente evoluídas. E transformar pessoas e o mundo por meio da educação é um dos papéis do MedioTec/Pronatec executado pela Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece) que, além de oferecer aos jovens cearenses formação profissional por meio de cursos técnicos, também passará, a partir das turmas deste ano, a intensificar a atenção aos aspectos sociais e emocionais dos estudantes, a partir da implementação do Programa de Motivação e Educação Socioemocional Para o Aprender na Escola.

Assim, a partir do dia 12 de junho, quando terão início, de forma remota, as aulas das 22 novas turmas do MedioTec/Pronatec/Funece da pactuação 2020, os 550 estudantes matriculados nos cursos técnicos, distribuídos em 20 municípios cearenses, terão um estímulo a mais para que consigam lidar melhor com as múltiplas questões socioemocionais que os afetam e, desta forma, aproveitem as aulas de forma mais consciente e se mantenham motivados com os estudos.

De acordo com a coordenadora Psicopedagógica do Pronatec, Ana Ignez Belém, o Programa tem os objetivos de desenvolver ações na prevenção e combate ao estresse e ao cansaço dos estudantes, de promover um ambiente motivador para os estudantes do Programa e de colaborar na melhoria do desenvolvimento emocional dos estudantes e das interações em sala de aula.

“O cansaço, o desânimo, a impulsividade, a ansiedade e as dificuldades para aprender na sala de aula têm sido constantemente relatadas pelos estudantes do programa. Como a Uece, desde que abraçou o MedioTec/Pronatec, sempre se preocupou com essas questões, montou um apoio psicopedagógico para os estudantes, integrando Psicologia e Pedagogia. Dentre as ações desse núcleo, além do acompanhamento sistemático aos estudantes e aos professores, está a proposição do Programa que pretende colaborar na manutenção do estudante no curso profissionalizante e em sua saúde emocional para que ele tenha uma aprendizagem de qualidade”, diz Ana Ignez, acrescentando que o sucesso da iniciativa depende, principalmente, do envolvimento dos professores e coordenadores do MedioTec/Pronatec.

Para a elaboração do Programa, a coordenadora de Ensino do Pronatec, Germana Paixão, conta que foram consideradas as reflexões sobre alguns aspectos evidenciados nas pactuações 2017, 2018 e 2019 pelos sujeitos integrantes do MedioTec como sendo pontos de dificuldade para o desenvolvimento dos cursos. “Nesse sentido, verificamos alguns sintomas nos estudantes, como cansaço, dificuldade de acompanhar os cursos, indisciplina e desinteresse, que levou alguns deles a desistir. Considerando as reflexões relativas aos desafios relatados nas pactuações anteriores e com base em estudiosos como L. S. Vigotski, teórico que aborda o ensino como um processo social, desenvolvemos esse Programa que, certamente, será fundamental para transformar as vidas dos jovens cearenses e, consequentemente, contribuir para a evolução socioeconômica e cultural do Estado”, diz. “Se a escola não propuser algo que interesse e mobilize os adolescentes para aprender, perde o seu espaço como produtora de conhecimentos na vida e no desenvolvimento desses jovens estudantes”, finaliza.

Sobre o MedioTec/Pronatec

O MedioTec é uma iniciativa do Ministério da Educação para fortalecer e ampliar a oferta de vagas gratuitas em cursos técnicos concomitantes para estudantes regularmente matriculados no Ensino Médio da rede pública de educação, por meio do custeio da Bolsa Formação do Pronatec. Desde 2017, a Funece executa o MedioTec/Pronatec, ajudando a transformar a vida de milhares de jovens cearenses.

Na pactuação 2020, foram ofertadas 550 vagas distribuídas em 22 turmas alocadas em 20 municípios do Estado. As vagas são para os cursos técnicos em Agronegócio, Comércio, Contabilidade, Gerência em Saúde e Segurança do Trabalho.

Fonte: Pronatec/Funece