MEC anuncia bolsas para mestrado profissional no Ciência Sem Fronteiras

4 de outubro de 2013 - 11:02

O Ministério da Educação anunciou nesta quinta-feira, 3, a inclusão dos cursos de mestrado profissional no programa Ciência sem Fronteiras, que concede bolsas a estudantes universitários brasileiros em instituições de outros países. O mestrado profissional constitui modalidade de pós-graduação stricto sensu mais voltado para o mercado de trabalho aplicado, diferente dos programas acadêmicos (mestrado e doutorado), que são mais voltados para o ensino universitário e a formação do pesquisador.

Os alunos e pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará (UECE), nos campos de computação e tecnologia da informação, energia renovável e biotecnologia, devem ficar atentos pois estas são algumas das áreas prioritárias contempladas pela nova modalidade de bolsa do Ciência Sem Fronteira.

O Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou para o próximo dia 14 o lançamento do edital do programa, com bolsas para 19 países. Conforme o Ministro, “é necessário apoiar uma formação mais técnica e aplicada, com uma educação voltada para a vida profissional em todas as áreas aplicadas”, explicou.

Serão oferecidas mil vagas, em 2014, para instituições nos Estados Unidos, Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, China, Coreia do Sul, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Noruega, Nova Zelândia, Reino Unido e Suécia.

Fonte:  MEC com Assessoria de Comunicação Social da UECE