MCTI anuncia edital para pesquisa, desenvolvimento e inovação

20 de setembro de 2013 - 16:48

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) lançou quinta-feira, dia 19, edital para oferecer RS 14 milhões a empresas, instituições científicas e tecnológicas (ICTs) ou consórcios entre empresas e ICTs, tanto de universidades como centros de pesquisa que criem projetos de softwares e novos produtos de tecnologia da informação, que atraiam pesquisadores brasileiros e estrangeiros. O intuito é estabelecer uma conexão maior entre universidades e empresas.

“Nos Estados Unidos, existem os ‘Summer Internship’, cursos de verão em que os alunos das universidades fazem nas grandes empresas”, explica Virgílio de Almeida, secretário de Política de Informática do MCTI. “Queremos reproduzir isso aqui.”

Ele cita como exemplos de universidades que fazem isso as de Stanford e Berkeley. Algumas das companhias que possuem essa modalidade de imersão empresarial são Google e Microsoft. “Os alunos saem das universidades no verão e vão para as empresas ou podem sair do doutorado e passar um tempo nas companhias”, explica.

Os recursos serão concedidos sob a modalidade de bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os pesquisadores recrutados pelas companhias deverão ter, pelo menos, título de mestrado e poderão participar do projeto por, no máximo, 36 meses.

A oferta de bolsas a pesquisadores faz parte do plano do governo chamado TI Maior, voltado ao desenvolvimento de tecnologia no país.

A iniciativa pretende estimular e orientar empresas nacionais e estrangeiras a desenvolver pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação. As propostas aprovadas na chamada pública contarão com R$ 14 milhões em recursos de bolsas oriundos do FNDCT/CT-Info, administrados pelo Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI). O valor máximo a ser financiado é de R$ 2 milhões para cada projeto, com contrapartida igual ao valor fornecido.

“O edital ficará aberto por 45 dias e os critérios técnicos de avaliação são: grau de inovação, relevância, adequação dos recursos humanos, sinergia entre as áreas de pesquisa e desenvolvimento e integração com outras pesquisas e instituições, nacionais ou estrangeiras”, disse Virgilio.

Fonte: MCTI e G1