Maranguape sedia a aula inaugural da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em 2017

7 de março de 2017 - 17:18 #

Na noite da última sexta-feira, dia (03), o município de Maranguape sediou a aula inaugural da Universidade Aberta do Brasil (UAB) para marcar um novo ano acadêmico. O evento contou com a presença da vice-governadora Isolda Cela, do prefeito João Paulo Xerez, do secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Inácio Arruda, e do reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Jackson Sampaio.

A aula inaugural foi transmitida para todos os 36 pólos do Estado por meio de webconferência.
De acordo com a coordenadora do pólo da UAB de Maranguape, Juliana Campos Lage, o polo maranguapense oferece um total de 17 cursos na modalidade de ensino à distância, sendo sete cursos de graduação e licenciatura e 10 cursos de especialização para gestores e professores, o maior número deles oferecidos pela UECE. Maranguape conta este ano com 620 vagas e o prefeito João Paulo fez as honras da casa, acolhendo a todos e destacando a importância histórica do momento.

O reitor da Uece, Jackson Sampaio, em sua fala destacou “a importância do ensino à distância, como modalidade capaz de chegar aos locais, mesmo os remotos, onde as pessoas que precisam de formação se encontram. Também destacou que a Educação a Distância exige mais dedicação e disciplina, pois, juntamente com os conteúdos dos cursos, aprende-se a dominar a linguagem da comunicação eletrônica que, juntamente com o domínio da língua portuguesa, da língua brasileira de sinais (necessária aos processos de inclusão social) e a uma língua global de comunicação (o inglês, por exemplo), são exigências da contemporaneidade”.

O titular da Secitece aproveitou para fazer um balanço da iniciativa no Estado e reforçar a ideia de que a educação é o caminho para solucionar os problemas da sociedade. “Não há exército mais forte para combater o crime, a droga e a desigualdade do que a educação”, destacou, reforçando o que tem sido feito pelo Governo do Ceará para o fechamento do ciclo que começa na educação infantil e vai até o ensino superior, além de fazer a leitura, como uma chamada, do nome de todas as cidades que abrigam pólos e estavam interconectadas.

Em seu discurso, Izolda Cela reforçou a importância da articulação dos esforços para a consolidação da educação. “A UAB foi uma decisão acertada do governo federal, pois ela vai mais rápido aos locais onde ainda não existe a oferta tradicional de cursos superiores. Ela consegue dar essa brevidade, já que tem sido mais ágil essa chegada do aluno à graduação”. Isolda reforçou a mensagem de compromisso, de apoio e incentivo do Governo do Estado do Ceará a este valioso programa. A vice-governadora exaltou o empenho dos estudantes, por considerar que o ensino a distância demanda mais autodisciplina e dedicação por parte dos alunos. “São vocês que fornecem esses números animadores e validam os resultados positivos da iniciativa”.

Também participaram do evento, o professor Mauro Pequeno, representando a reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC); o reitor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFCE), Virgílio Augusto Sales Araripe; o deputado Federal Leônidas Cristino; os Deputados Estaduais Carlos Felipe, Lucilvio Girão e George Valetim; o ex-Deputado Estadual Lula Moraes; a secretária de Educação de Maranguape, Rejane Batista; o coordenador do Núcleo de Educação Superior da Secitece, B.C Neto; o coordenador da Secretaria de Apoio às Tecnologias Educacionais-SATE, coordenador dos cursos UAB ofertados pela UECE, Fábio Castelo Branco; a coordenadora do pólo UAB de Maranguape, Juliana Campos; lideranças políticas do município de Maranguape, representantes de vários outros pólos municipais, como Caucaia, Horizonte e Ipueiras, por exemplo, professores, alunos e convidados.

A UAB é um programa do Ministério da Educação que articula a oferta de universidades, a oferta de municípios que instalam pólos e a demanda de formação de todos os municípios. No caso do Ceará, UECE, UFC, IFCE e UNILAB são as únicas ofertantes, até o momento. O Programa foca a formação de professores e de gestores públicos. O Estado do Ceará conta com um total de 36 pólos da UAB, sendo a sede de Maranguape localizada na Escola Municipal Estado Rio Grande do Norte, à Rua Walter Lopes, 149, bairro Guabiraba.