MAPPS passa a se chamar Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS)

7 de março de 2016 - 16:41

Após meses de diálogo e tramitação legal, a CAPES enfim homologou a mudança do nome do Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade (MAPPS) que agora recebe a designação de Mestrado em Sociologia, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS), da UECE.

Durante os anos em que atuou, o MAPPS atraiu pesquisadores oriundos dos departamentos de Serviço Social, de História e, majoritariamente, daquele de Ciências Sociais, com o intuito de configurar um campo próprio de reflexão acerca da dimensão política da realidade social.

Vinculado desde então à área de Sociologia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/CAPES, o MAPPS, a partir de 2010, assumiu como referencial as recomendações feitas pela CAPES para o triênio 2010-2012, aproximando-se ainda mais do perfil de curso oferecido com base nas diretrizes da Sociologia.

Em 2015, durante a visita de acompanhamento realizada por representantes da CAPES ao MAPPS, a mudança de designação do mestrado (de Políticas Públicas, para Sociologia) foi amplamente debatida com o Colegiado de curso. Sendo o único mestrado em políticas públicas no Brasil a ter permanecido na área de avaliação de Sociologia da CAPES, o MAPPS vivia a condição limite que o levaria à iminente recomendação de mudança de área de avaliação, rumo à Ciência Política.

Porém, com a aquiescência das representantes da CAPES, o colegiado do curso, juntamente com a Coordenação, adotou um encaminhamento diverso desta tendência, possibilitando uma transição mais alinhada com a trajetória recente realizada pelo MAPPS. Tal encaminhamento configurou-se pela solicitação de mudança de designação junto à CAPES e ao Conselho Nacional de Educação (CNE). Assim, o Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade (MAPPS) passa, a partir de 2016, a ser designado como Mestrado em Sociologia, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS), da UECE e já conta inclusive com a nova identidade visual, veiculada em sua página.

Homologada a mudança pela CAPES, o agora designado PPGS aguarda a aprovação do CNE, o qual tem reunião marcada para o dia 08 de março deste.