Mais quatro alunos participam do Projeto Briançon Tempo de Brasil

1 de julho de 2015 - 16:34

alt

Como acontece desde 2006, quatro bolsistas foram selecionados para passar um ano no Conservatório de Briançon, na França, como parte do Projeto Briançon Tempo de Brasil. Três deles são alunos do curso de Música da Universidade Estadual do Ceará (Uece) Philipe McQueide de Oliveira de Gomes, Leonardo de Sousa Ferreira e João Lage Pessoa, além de Marisa do Nascimento Galdino, professora da Escola de Belmonte, do parde Agio Moreira, na cidade do Crato. Eles viajarão em agosto e retornarão no próximo ano.

Localizado nos Alpes Franceses, o Conservatório Briançon oferece anualmente quatro bolsas de estudo para jovens instrumentistas cearenses, por intermédio do projeto Briançon Tempo de Brasil, uma parceria da Uece com a Comunidade de Municípios da Região de Briançon, a Associação de Pais e Alunos do Conservatório de Briançon (APEC) e a Associação Amigos do Piano do Ceará (Apice). O processo seletivo é feito pela Uece e pela direção do Conservatório.

Os alunos do Briançon Tempo de Brasil têm carga horária diferenciada e mais intensa – 38 horas semanais – do que dos demais estudantes, em virtude de eles ficarem apenas um ano, para prepará-los para obter o diploma de nível médio Certificat de fin d’études musicales.

No período de 7 de setembro de 2015 a 5 de julho de 2016, os quatro bolsistas estudarão Pedagogia Musical, Curso de Formação  Musical, Curso de Formação Instrumental, Prática de Orquestra, Direção de Orquestra, Música de Câmara, Cultura Musical, Francês, além de prática individual do instrumento dentro do Conservatório.

Além do aperfeiçoamento artístico em um ambiente de alto nível musical, os bolsistas cearenses vão aprender o idioma francês e viver uma rica troca de experiências com outros jovens instrumentistas e suas famílias francesas, que os hospedarão.

Os alunos do Projeto Briançon Tempo de Brasil são os únicos estrangeiros aceitos pela instituição. “O Conservatório não abre vagas para estudantes de fora da cidade pois todas são prioridade dos habitantes dos municípios de Briançon. E são preenchidas. Normalmente não há vagas. A única exceção é o Projeto Briançon”, informou o professor Heriberto Porto.

Iniciado em 2006, o projeto Briançon, Tempo de Brasil já encaminhou para o Conservatório de Briançon 22 jovens cearenses. Quinta-feira, dia 02 de junho, retornam os quatro bolsistas que foram em 2014.

São necessários quase R$ 26 mil para enviar um aluno para a temporada de estudo no Conservatório Briançon, incluindo passagem, vistos acomodação em casa de família por dez meses, despesas pessoais mínimas. Para ajudar a levantar fundos para mandar Philipe com seu clarinete, Marisa e sua flauta e Leonardo com seu violino, o curso de Música da Uece realizará na manhã de terça-feira, dia 7 de julho, no Auditório Central, um concerto beneficente.