Mais de 2.500 trabalhos científicos inscritos na Semana Universitária da UECE

5 de novembro de 2009 - 15:15 #

E lá se vão 14 anos de conhecimento científico e o caminho percorrido foram as Semanas Universitárias, realizadas pela Universidade Estadual do Ceará (UIECE), ao longo desse tempo. Para a ciência, nada mais gratificante do que reunir durante um período, nem que seja curto para tanta sapiência, o resultado das experiências dos que a buscam. O saldo dessas pesquisas será mostrado através de 2.506 trabalhos científicos, um recorde, por ocasião da XIV Semana Universitária da UECE, de 9 a 13 de novembro, que reunirá cerca de 3 mil participantes. Na edição 2009 da Semana Universitária estarão presentes representantes de 43 Instituições, locais e de outros Estados como a USP, Universidade de Brasília (UNB) e outras, com 613 trabalhos inscritos. Depois da UECE, a Universidade de Fortaleza (UNIFOR) inscreveu o maior número de trabalhos científicos, 185, superando até a Universidade Federal do Ceará (UFC), que participa do evento com 115 trabalhos.

A XIV Semana Universitária da UECE, que marca o calendário acadêmico do Ceará, tem como tema central “Universidade, Estado e Sociedade”. O Reitor da UECE, prof. Francisco de Assis Moura Araripe, abre o evento às 9h de segunda-feira (9/11), no Auditório Central da UECE, no Campus do Itaperi. Às 11h, o deputado estadual Roberto Cláudio Rodrigues Bezerra, presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, fará a conferência de abertura sobre o tema “O Papel da Universidade no Desenvolvimento do Estado do Ceará”. A palestra de encerramento será proferida pelo Prof. Dr. Carlos Guilherme Santos Mota, da Universidade Mackenzie, que vai falar sobre o tema “Problemas da História Contemporânea”.

Por ocasião da abertura da Semana Universitária, a Camerata Contemporânea do Ceará, sob a regência do Prof. Dr. Alfredo Barros, apresentará os hinos do Ceará e Nacional. Em seguida, Andrè de Souza, com sua flauta, e Marcos Maia, no violão, interpretarão alguns clássicos de Mozart e Vivaldi. As apresentações musicais, incluindo um roteiro de música popular brasileira, prosseguem no dia 11 e no encerramento do evento. Durante a Semana Universitária, a Pró-Reitoria de Extensão

A apresentação de trabalhos em painel ou sessão oral, minicursos, oficinas e exposições, referentes a Semana de Música da UECE e XI Encontro de Iniciação Artística; Semana do Livro e da Biblioteca; XIII Encontro de Monitoria e Iniciação a Docência; XI Encontro de Grupos Pet; Semana Franco-Brasileira de Educação Superior; II Encontro de Extensão; XVIII Encontro de Iniciação Científica; XV Encontro de Pesquisadores e VIII Encontro dos Comitês de Ética da UECE fazem parte da programação da XIV Semana Universitária da Universidade Estadual do Ceará.

A coordenação geral da XIV Semana Universitária da UECE é do Vice-Reitor, prof. Antonio de Oliveira Gomes Neto, e conta com o apoio das Pró-Reitorias de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGPq), de Graduação (PROGRAD), de Extensão (PROEX) e de Políticas Estudantis (PRAE), além da Editora da UECE (EdUECE). Todos se articulam para a apresentação de trabalhos em diferentes modalidades.

O Pró-Reitor de Pós-graduação e Pesquisa, prof. Jackson Sampaio, um dos principais coordenadores da Semana Universitária da UECE, falou da importância do evento, que tem como um dos objetivos propor discussões de questões científicas atuais e abrir espaço para debates acadêmicos que envolvam a academia e a comunidade. Jackson Sampaio disse que esse é um evento aberto ao público e convidou a todos a se fazerem presentes, professores, estudantes de graduação e de pós-graduação da UECE e das demais instituições de ensino superior do Ceará, visando uma participação acadêmica coberta de êxitos.

O Campus do Itaperi, de 10 a 13 de novembro, durante a Semana Universitária, será transformado também, num pedacinho da França. Será promovida uma mostra de filmes contemporâneos da França. A Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) vai realizar a Semana Franco-Brasileira, que, segundo a Pró-Reitora de Extensão, Celina Ellery, tem como objetivo “estimular o intercâmbio entre as instituições de ensino superior do Ceará e da França, bem como a mobilidade professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação, divulgando os resultados de cooperação já efetivados”. Ela possibilitará à comunidade universitária e ao público em geral, uma visibilidade dos resultados da integração do Ceará com a França, com o resgate da produção e dos resultados obtidos em intercâmbios e estudos acadêmicos, ao mesmo tempo em que abre novas possibilidades de aproximação entre os dois países.

Contato: Prof. Dr. José Jackson Coelho Sampaio – Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa – Fone: 3101-9650