Mais 174 profissionais são formados pela Uece

28 de agosto de 2017 - 20:48

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizou na última terça-feira, 22 de agosto, no Imperium Palatium Buffet, Colação de Grau para 174 formandos dos cursos de Bacharelado em Administração de Empresas, Serviço Social e Ciências Contábeis, pertencentes ao Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), e do curso de Licenciatura em Pedagogia, do Centro de Educação (CED).

alt

A solenidade de Outorga de Grau foi presidida pelo reitor Jackson Sampaio. A oradora docente da cerimônia foi a professora do curso de Pedagogia, Tânia Serra Azul, e a oradora discente, a formanda Luana Pereira do Nascimento Lima, do curso de Serviço Social. A concludente, também em Serviço Social, Leina Mayana Ribeiro Dias, fez a leitura do juramento.

alt

Para abrilhantar a cerimônia, os formandos e seus convidados assistiram apresentação do Trio de Câmera, sob a coordenação do professor Heriberto Porto.

alt

“Este evento representa o fechamento de um ciclo importante na nossa história e por isso ficará registrado nas nossas mentes e corações”, disse a formanda Luana Lima. A oradora falou ainda do compromisso que agora têm com a sociedade. “Será que estamos cientes do nosso dever de prestar serviços à sociedade que custeou nossa formação? Não podemos esquecer que estamos nos formando em uma universidade pública e que, como cidadãos, precisamos devolver um pouco do muito que recebemos”.

alt

A professora Tânia Serra Azul, por sua vez, discursou: “sejam profissionais comprometidos com o bem comum, com o respeito às decisões coletivas e com uma sociedade realmente construída para todos. Invistam em relações de honestidade, solidariedade e emancipação humana”.

alt

Ambas as oradoras falaram sobre “humanismo”, tema que o reitor Jackson Sampaio destacou em seu discurso ao falar sobre os “humanismos” que a humanidade foi capaz de desenvolver. “Estamos permanentemente construindo o ser humano que desejamos ser. Deixarmos de sermos coisas para sermos sujeitos conscientes, críticos, sujeitos de nossa própria historia e da historia coletiva. (…) o processo chamado progresso, o aprimoramento do ser humano, é permanentemente um devir”.

alt

Na plateia, acompanhando toda a solenidade, pais, amigos e amores, que celebram ao lado dos concludentes a vitória que também é deles. Veronice Pinto, mãe de Ana Priscila Pinto Oliveira, que concluía ali o curso de Pedagogia, não conteve a emoção ao ser questionada sobre a conquista da filha. “Tenho muito orgulho! Foi difícil, mas hoje ela alcança um sonho que era dela e nosso também”, fala Veronice ao deixar escorrerem as lágrimas de felicidade, ao lado do pai de Priscila, Francisco José Peres Oliveira.

alt

Estiveram também presentes na cerimônia o vice-reitor da Uece, Hidelbrando Soares; o secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda; os pró-reitores de Graduação, Jerffeson Souza; de Extensão, Fernando Roberto Silva e de Políticas Estudantis, Emerson Mariano da Silva; o diretor do CESA, Vladimir Spinelli; a diretora do CED, Josete de Oliveira Castelo Branco; e sua vice, Célia Maria Machado de Brito; a diretora de Pesquisa, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Célia Maria de Sousa Sampaio; e as coordenadoras dos cursos de Serviço Social, Paula Fabrícia Brandão Mesquisa, e de Pedagogia, Mônica Farias Abul-El Haj.