MAG abre no dia 1º de outubro inscrições para nova turma

2 de agosto de 2010 - 14:01 #

 

O Mestrado Acadêmico em Geografia (MAG), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), estará com inscrições abertas de 01 a 29 de outubro de 2010, para a décima quinta turma do MAG. O Mestrado tem área de concentração em Análise Geoambiental e Ordenação do Território nas Regiões Semiáridas e Litorâneas e é aberto a quem tem diploma de graduação plena em Geografia ou em áreas afins. São ofertadas 20 vagas, distribuídas em duas linhas de pesquisa: Análise Geoambiental Integrada e Dinâmica das Paisagens Semi-Áridas e Litorâneas; e Espaço, Sociedade e Cultura.

Para a coordenadora do Mestrado, Profª. Luzia Neide Menezes Teixeira Coriolano, é importante que os candidatos atentem para os dez temas das duas linhas de Linhas de Pesquisa. Os tópicos relacionados à linha de pesquisa que envolve a Geografia Física são os seguintes: Desertificação no Brasil: causas e conseqüências; Processos naturais na produção das paisagens do semi-árido brasileiro; Problemas ambientais da ocupação do litoral e do semi-árido brasileiro; Problemas ambientais nos grandes centros urbanos; As mudanças climáticas e suas repercussões sociais e econômicas.
 

Já os temas pertinentes a Geografia Humana são: O Processo de Urbanização no Brasil: características e tendências; A modernização na Agricultura brasileira e os conflitos sociais no campo; Meio Ambiente e acesso à cidade pelos diferentes grupos populacionais; Produção de territórios, mercado de trabalho e reestruturação produtiva no Ceará na contemporaneidade; Relações Cidade e Campo: urbano e rural: considerações sobre os processos de produção e reprodução do espaço.

As inscrições podem ser feitas na Secretaria do MAG,  do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), no horário de 8h às 12h e de 14h às 17h, no Campus do Itaperi. A taxa de inscrição, no valor de R$ 80,00 (oitenta reais), deve ser paga em qualquer agência da Caixa Econômica, na conta corrente nº 261-0, Agência 919-9, OP 006. Não serão aceitos comprovantes do tipo depósito em envelope.

Segundo a coordenadora do MAG, Profª. Luzia Neide Menezes Teixeira Coriolano, a seleção dos candidatos começa no dia 22 de novembro de 2010, às 9h,  com a prova escrita de Conhecimentos. A divulgação das notas desse exame acontecerá dois dias depois, ou seja, às 12h do dia 24 de novembro de 2010, na Secretaria do MAG. Outros itens fazem parte da seleção de candidatos, como Defesa do Anteprojeto de Dissertação, prova de Proficiência em Língua Estrangeira, entre outros. O resultado final da seleção sai às 17h do dia lº de dezembro de 2010. Para conhecer todas as informações sobre o MAG é só acessar a Chamada Pública que está disponível no site www.uece.br/mag.

 

Contato: professora Luzia Neide ou Maria Júlia (da Secretaria do MAG) pelos telefones 3101-9792 / 3101-9791