Livro sobre saúde mental infantil na pandemia está disponível como instrumento terapêutico

27 de agosto de 2020 - 12:06

“O coronavírus não sai do meu pensamento, e agora?”. Este é o título do livro lançado pela enfermeira, advogada e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (PPCCLIS) da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Ana Paula Brandão Souto, pela psicóloga Kaliny Oliveira e pela pediatra e psiquiatra infantil, Gardenia Amorim, com apoio da Câmara Municipal de Fortaleza.

O livro apresenta uma proposta de atendimento em saúde mental infantil como instrumento terapêutico, abordando de forma encantadora e lúdica como trabalhar os pensamentos e emoções das crianças durante a pandemia do novo coronavírus.

As autoras têm como objetivo auxiliar o profissional de saúde, familiares e educadores a trabalharem junto com as crianças esse momento de pandemia. Trata-se de um livro teórico prático voltado para o tratamento de crianças na faixa etária de 6 a 10 anos.

Para que o livro seja utilizado como instrumento em terapia, as psicólogas responsáveis preparam os interessados. “Para profissionais, estamos fazendo capacitações para a utilização do livro. Quem tiver interesse pode nos enviar uma solicitação para a capacitação pelo e-mail caps_infantil04@yahoo.com.br”, informa a doutoranda da Uece, Ana Paula Souto.

A abordagem da Terapia Cognitivo-Comportamental na infância postula que a criança pode construir pensamentos funcionais sobre si, sobre o outro e sobre o futuro, mesmo em situações difíceis, ajudando a criança a se fortalecer e a compreender o momento de pandemia.