Livro sobre nutrição será lançado em Fortaleza

13 de dezembro de 2013 - 17:14 #

As professoras Helena Alves de Carvalho Sampaio e Maria Olganê Dantas Sabry, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), já estão trabalhando para o lançamento, no início de 2014, em Fortaleza, do livro “Nutrição em Doenças Crônicas – Prevenção e Controle” de autoria das duas. A mesma obra acaba de ser lançada, em Recife (PE), por ocasião do XX Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral, ocorrido de 01 a 04 de dezembro.

“Nutrição em Doenças Crônicas – Prevenção e Controle”, em sua segunda edição, já revisada e ampliada, sob o selo da Editora Atheneu, é organizado pelas duas professoras e conta com a colaboração de 20 profissionais, incluindo professores da UECE, da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e da Universidade de São Paulo (USP). Com 345 páginas, o livro contém 16 capítulos envolvendo esse campo temático.

A obra aborda os distúrbios nutricionais emergentes no cenário brasileiro na atualidade, em que se evidencia a queda da incidência das denominadas doenças carenciais, como a desnutrição energético-proteica e anemia ferropriva, decorrentes, inclusive, da falta de ações de saúde pública. Como se sabe o número de doenças crônicas não transmissíveis é bastante amplo, o que levou as autoras priorizar as de maior incidência, como diabetes, dislipidemias, osteoporose, DPOC, câncer, hipertensão arterial, obesidade, síndrome metabólica e doenças neurológicas.

Fonte / Informações: professoras Helena Sampaio e Olganê Dantas pelos telefones (85) 3101-9891 / 3101-9826

Confira detalhes do livro  http://www.atheneu.com.br/index.php/nutric-o-em-doencas-cronicas-prevenc-o-e-controle-2-edic-o.html