Livro do escritor João Pierre é um resgate histórico da URCA

3 de setembro de 2010 - 12:19 #

O professor e escritor João Teófilo Pierre, em seu mais novo livro “URCA – do sonho ao credenciamento”, mergulha no tempo e faz um resgate da história da Universidade Regional do Cariri, que ajudou criar. O lançamento será às 16h, desta sexta-feira (03/09), no auditório da Reitoria da UECE, Edifício de Administração Superior Paulo Petrola, no campus do Itaperi. Na ocasião, haverá o lançamento do DVD do I Encontro de Ex-Alunos do Seminário São José do Crato – SSJC, cujo roteiro é assinado pelo prof. João Pierre. O autor e sua obra serão apresentados pelo professor João de Aquino Limaverde. O livro conta com 304 páginas.

O Reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Prof. Assis Araripe, e o empresário João de Aquino Limaverde, diretor da Premius Editora, responsável pela edição desse livro, convidam a comunidade universitária e os amantes da boa leitura para a tarde de autógrafos do professor João Pierre. Segundo o autor, “URCA – do sonho ao credenciamento” será lançado, também, na cidade do Crato, a 504km de Fortaleza, às 19h do dia 24 de setembro, no Instituto Cultural do Cariri.’

Ao falar sobre o autor, o Reitor da URCA, Plácido Cidade Nuvens, disse que “Na história cultural e acadêmica da URCA, o espírito iluminado de João Pierre guia e conduz a palavra docente que emana da sua sapiência e da sua sabedoria pela escrita que formulou pareceres e discursos. Pierre nutriu com o pão da palavra sucessivos reitores da URCA. Esta revelação tem alcance de um resgate histórico, que serve para laurear mais um que sai do anonimato formal para o destaque do papel que lhe compete no cenário da vida acadêmica e administrativa na história da URCA”. Na época da criação da Universidade, João Pierre foi convocado pelo Reitor Antônio Martins Filho para integrar a comissão que implantou a URCA, da qual foi o primeiro Pró-Reitor de Graduação e o primeiro Pró-Reitor de Planejamento.

Professor Pierre é graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, na cidade de Roma, fez ainda mestrado na mesma área, na Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino, também em Roma. Na Universidade Estadual do Ceará, Prof. Pierre assumiu funções importantes, desde a embrionária FUNEDUCE, fundação que gerou a UECE, até os dias de hoje. Foi chefe de gabinete do Reitor Martins Filho, criador dessa Universidade, Pró-reitor de Graduação durante 12 anos, mais precisamente nos reitorados dos professores Danísio Correia, Luís Moreira e Cláudio Régis Quixadá. Foi ainda assessor de todos os Reitores e fez questão de frisar: “inclusive, continuo como assessor do Prof. Assis Araripe”, atual reitor.