Livro de matemática da professora da UECE percorre caminhos além dos números

30 de abril de 2009 - 15:11 #

Ao abrir a solenidade de lançamento do livro da professora Gilvanise Pontes “Medidas e Proporcionalidade na Escola e no Mundo do Trabalho”, na manhã desta quinta-feira, 30, o Reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), prof. Assis Araripe, disse da sua satisfação em compartilhar com o sucesso da autora, e comentou que desde que assumiu a Reitoria dessa Instituição teve a preocupação de quebrar os paradigmas, como o de utilizar os espaços da Universidade para eventos diversos, “como o que está ocorrendo agora: lançamento do livro da profa. Gilvanise”. Citou inclusive que o evento de novembro próximo, a Semana Universitária da UECE será mais um exemplo desse novo modelo de gestão.

O livro e a autora foram apresentados pelo professor pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, José Pires, que agradeceu a Gilvanise por ter lhe dado a oportunidade de “ter feito a prazerosa viagem dessa leitura pelo mundo da matemática” e de ter sido um dos primeiros a ler a obra. Ao falar de improviso, Gilvanise disse estar feliz, por contar com a presença de seus familiares, parentes, amigos, principalmente, com seus ex-alunos, dos quais, muitos conheceu ainda criança. Lembrou também que era um grande presente lançar o seu livro às vésperas de seu aniversário, pois neste 1° de maio completará 70 anos.

Publicado pelo Editora Ideia, de João Pessoa – Paraíba, “Medidas e Proporcionalidade na Escola e no Mundo do Trabalho” é escrito numa linguagem de fácil compreensão e a sua leitura mostra à professores e estudantes de Matemática como encurtar caminho para que a Matemática escolar esteja mais próxima da Matemática da vida. A publicação é indicada aos interessados nessa disciplina, ou seja, professores do ensino fundamental e médio, alunos de licenciatura e de especialização, mestrandos e doutorandos em Educação. Com 182 páginas, o livro é também ilustrado com alguns gráficos, e está a venda em várias livrarias ao preço de R $ 20,00.

Gilvanise Pontes é licenciada em Matemática e Pedagogia com especialização em EAD e mestrado e doutorado em Educação. É professora da rede pública do Ceará desde 1960 e da UECE desde 1985. Atua em formação de professores de Matemática desde 1995. O lançamento do livro da profa. Gilvanise contou com a presença do Reitor da UECE, Assis Araripe, do diretor do CED, prof Nelson Arruda, Chefe de Gabinete da Reitoria, prof. Antônio de Pádua Valença, professores, alunos, servidores, familiares, amigos e convidados.