Livro de Profa. da UECE é saudado na Academia de Literatura e Jornalismo

10 de julho de 2014 - 12:51 #

No último sábado (05/07) foi tornado público um texto crítico de grande qualidade sobre o livro Violência nas Relações de Gênero e Cidadania Feminina, da Profa. Dra. Maria do Socorro Ferreira Osterne, vinculada ao Colegiado do Curso de Serviços Sociais, do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), e do Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas, parceria do CESA com o Centro de Humanidades (CH), ambas unidades da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

O autor da apreciação literária e científica é o Prof. João Vianney Campos Mesquita, docente da Universidade Federal do Ceará (UFC), Acadêmico Titular da Academia Cearense da Língua Portuguesa, Acadêmico Emérito-Titular da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo, Escritor e Jornalista. O acadêmico refere-se à importância temática da obra da autora, destacando tratar-se de objeto de estudo de investigadores de variados estratos, “mormente os partícipes da reflexão sociocomportamental –  Sociologia, Antropologia Social, Psicologia e saberes conexos”. Também destaca que a autora consegue ser irretocável em áreas “nem sempre livres de problemas com a necessidade de máxima acuidade sindicante e depurado preparo intelectivo (…) principalmente no que margeia as noções de violência, vinculadas às ideações de gênero e caráter cidadão feminino”.

Para Vianney Mesquita “a Profa. Socorro Osterne não sorveu a taça dessas travosas dificuldades, normalmente arrostadas pelos pesquisadores…”. Faz, também, o acadêmico, alusão ao  “apreciável” trajeto universitário e docente da autora atribuindo-lhe “feição de investigadora das melhores cepas, titulada com refinamento e acurácia em distintos ambientes acadêmicos stricto sensu do Brasil”  Dentre outra considerações, conclui que a obra “constitui, induvidosamente, fato auspicioso, pois aí exprime magistralmente seus contornos de escritora laureada, onde também manifesta, com nitidez meridiana, todo o alcance da sua formação acadêmica, fazendo-se, com efeito, legítima (detentora de) assento cativo na exigente Cúria da Academia, o que, de fato, representa mais uma glória para a inteligência de sua Pátria”.