Live da Uece abre o curso Políticas afirmativas e a efetivação das cotas étnico-raciais

16 de junho de 2021 - 12:09 # # # # #

O cartaz tem como imagem de fundo, ao centro, quatro mãos fechadas levantadas de diferentes etnias. No topo e no final da imagem, também como imagem de fundo, faixa com cores que remetem a afrobrasilidade. A imagem traz o título Políticas afirmativas e a efetivação das cotas ético-raciais: o papel das comissões de heteroidentificação. Logo embaixo consta 22 de junho de 2021, às 14 horas, no canal do Youtube UeceOficial. Embaixo, os nomes e as fotos dos palestrantes, seguidas pelo brasão da Uece.

Na próxima terça-feira, 22 de junho, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizará live de abertura do curso Políticas afirmativas e a efetivação das cotas étnico-raciais: o papel das comissões de heteroidentificação. Aberta ao público, a live acontecerá às 14h, pelo canal da Uece no YouTube.

Organizado pelo Núcleo de Acompanhamento da Política de Cotas Étnico-raciais (NUAPCR/Uece), o evento virtual contará com a participação da docente da Uece e assessora especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais do Estado do Ceará, Zelma Madeira; dos professores da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Vera Regina da Silva e Arilson Gomes; e da assistente social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Daiane Daine Gomes. A live terá como mediadora a coordenadora do NUAPCR, professora Jaqueline Rabelo.

Saiba mais

A implementação do curso “Políticas afirmativas e a efetivação das cotas étnico-raciais: o papel das comissões de heteroidentificação” nasce como resposta à demanda da Resolução nº 1657/Consu, de 1º de abril de 2021, que instituiu as instâncias e os procedimentos de heteroidentificação no âmbito da Fundação Universidade Estadual do Ceará e criou o NUAPCR/Uece. A Resolução representou um grande avanço na democratização do acesso à universidade pública por meio das cotas étnico-raciais. Entre outras disposições, ela regulamenta a criação das comissões de heteroidentificação e os critérios que seus membros devem atender, dentre os quais comprovada expertise sobre a temática.

O curso representa um marco fundamental para efetivação da garantia de acesso às cotas étnico-raciais para estudantes que, de fato, têm direito. Seu objetivo principal é a formação dos membros da Uece que venham a compor as comissões de Heteroidentificação da instituição (CHET).