Levantamento Florístico da Uece é publicado na Revista Brasileira de Geografia Física

20 de agosto de 2020 - 13:16 # # #

A partir do artigo divulgado pela RBGF, a Uece desenvolveu ainda um Guia de Campo da Flora, que foi publicado no Field Museum of Natural History, Chicago, Iliois, EUA.

A pesquisa intitulada Levantamento Florístico da Área Urbanizada do Campus Itaperi da Universidade Estadual do Ceará foi publicada na Revista Brasileira de Geografia Física (RBGF), classificada como A3 no Qualis 2019 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O Levantamento Florístico foi desenvolvido pelo Laboratório de Ecofisiologia Vegetal (ECOFISIO), coordenado pelo professor Eliseu Lucena, e contou com a participação de estudantes do Mestrado Acadêmico em Ciências Naturais e da graduação em Ciências Biológicas, vinculados ao Centro de Ciências da Saúde da Uece (CCS).

O campus Itaperi conta com área urbanizada de 18,37 hectares e pertence ao Complexo Vegetacional da Zona Litorânea, que inclui elementos florísticos de Caatinga, Cerrado e Restinga. O estudo possibilitou a identificação da flora do local e demonstrou uma riqueza na variedade de espécies que, em sua maioria, são nativas do Brasil.

No levantamento foram registradas 135 espécies pertencentes a 122 gêneros e 57 famílias botânicas, onde se observou que a família mais representada foi a Fabaceae, com15 espécies, seguida por Malvaceae, com 10, e Asteraceae, com sete espécies.

A Fabaceae, predominante no campus, é uma família monofilética de plantas com flor, com distribuição cosmopolita, que inclui o que conhecemos por leguminosas. A Fabaceae é a principal utilizada na arborização de ambientes no país. Suas espécies apresentam também grande interesse econômico, pois são utilizadas de diversas maneiras como na alimentação, na adubação verde, servindo para o enriquecimento do solo, produção de madeira de boa qualidade e na ornamentação.

Famílias botânicas encontradas no levantamento florístico no Campus do Itaperi da Universidade Estadual do Ceará:

O levantamento feito pelo ECOFISIO traz que 62% das espécies são plantas nativas do Brasil, o que demonstra a contribuição com a biodiversidade local. O estudo mostra ainda o quanto o campus é arborizado, com 43 espécies de árvores (32%), além de 38 espécies de ervas (28%), 34 de arbustos (25%), 12 de trepadeiras (9%) e oito de subarbustos (6%).

Distribuição de espécies segundo as formas de vida ocorrentes no Campus do Itaperi da Universidade Estadual do Ceará:

O levantamento florístico possui relevância para o conhecimento da flora do campus, fornecendo dados para futuras pesquisas e para a preservação da biodiversidade local. A partir do artigo na revista RBGF, a equipe elaborou ainda um Guia de Campo intitulado Flora do Campus Itaperi da Universidade Estadual do Ceará (UECE), o qual foi publicado no Field Museum of Natural History, Chicago, Iliois, EUA.