Lapraticas promove debate sobre Reforma do Ensino Médio e nova base curricular

26 de abril de 2018 - 16:22

O Laboratório de Ensino e Práticas Sociais (Lapraticas), do curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Ceará (Uece), realiza, o I Ciclo de Debates com o tema “Reforma do Ensino Médio, Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os desafios para as Ciências Sociais”. O convidado para falar sobre o assunto é o secretário da Educação do Ceará, Rogers Vasconcelos Mendes.

O evento ocorre na próxima quarta-feira (02/05), a partir das 9h, no auditório da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). A Reforma do Ensino Médio, aprovada no início de 2017, flexibiliza o conteúdo que será ensinado aos alunos, muda a distribuição do conteúdo das 13 disciplinas tradicionais ao longo dos três anos do ciclo, dá novo peso ao ensino técnico e incentiva a ampliação de escolas de tempo integral. Entretanto, o texto original foi alvo de críticas, pois somente matemática e português seriam disciplinas obrigatórias ao longo dos três anos, além do ensino de inglês como língua estrangeira.

Já a BNCC deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil. A Base estabelece ainda conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica.