LAPRACS realiza atividades educativas em Hidrolândia

24 de julho de 2013 - 12:15

“Eles do litoral ao sertão, do norte a sul do país/ Com as armas de sua arte/ Agindo pensando e agindo/ Já buscavam construir uma nação, com inteligência, cultura e resistência (Ray Lima – Cirandas da Vida, 2013)”.

Foi com poesia na cabeça que alunos e professores da Universidade Estadual do Ceará (UECE) vinculados ao Laboratório de Práticas Coletivas em Saúde (LAPRACS), do Centro de Ciências da Saúde (CCS/Enfermagem e Medicina), rumaram à cidade de Hidrolândia para desenvolver atividades de extensão integrando as ações da Caravana da Equidade e da Educação Popular em Saúde que percorreu 20 municípios do Estado para discutir e implementar esta política que os coletivos de educação popular no Brasil fizeram valer frente ao Ministério da Saúde/Organização Panamericana de Saúde(OPAS).

Na organização da Caravana estiveram a Associação dos Jovens de Irajá (AJIR), Coletivo popular: Cirandas da Vida, entre outras representações que integram a Articulação de Práticas e Movimentos populares em Saúde e Educação (ANEPS). Em Hidrolândia os alunos de Enfermagem e Medicina que integram o Projeto de Extensão: Em Sintonia com a Saúde (S@S), através da Web Rádio AJIR, participaram das atividades da Caravana nos dias 12 e 13 de julho, no distrito de Irajá, realizaram com a AJIR o IV AJIRtação, evento de Cultura e Saúde, que envolveu atividades de arte e saúde, educação popular, esportes e dança, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/UECE), Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Prefeitura de Hidrolândia.

Os estudantes da UECE com seus professores participaram das atividades de Esportes e Dança realizadas com os jovens de Irajá e também conheceram de perto a Biblioteca Comunitária 21 de Abril onde os alunos das escolas públicas participam do programa de extensão: Em Sintonia com a Saúde(S@S) através da Web Rádio AJIR com várias escolas públicas do Estado do Ceará, que em 2012 atingiu um público juvenil de 1.950 alunos (jovens) em interações ao vivo com as temáticas da saúde e educação deste público.

Atualmente, a emissora digital conta com 57.349 acessos totais ao seu site. O coordenador da Web Rádio AJIR/UECE, professor Augusto Martins, destaca a importância da interlocução que a UECE está fazendo com vários territórios (escolas, unidades básicas de saúde, ONGs, movimentos sociais, entre outros) do Estado do Ceará, bem como do Brasil e do mundo. Em 2012 foi realizado um workshop com dois países Africanos (Kenia e Botsuana) a partir de uma solicitação do Ministério da Saúde brasileiro, com o objetivo de cooperar na promoção e prevenção do HIV/AIDS e transferir tecnologia em saúde para o Ministério da Saúde daqueles países.