Lançamento de livro na Inglaterra tem participação e autoria de professores(as) da UECE

29 de abril de 2021 - 14:44 # #

Ocorreu, no dia 23 de abril de 2021, lançamento virtual do livro Critical refletions on the language of neoliberalism in the education: dangerous words and discourses of possibility editado pelo professor Spyros Themelis, professor da University of East Anglia (UEA), no Reino Unido. Na obra, constam capítulos escritos pelos professores da UECE José Ernandi Mendes, sobre Escola, e das professoras Sandra Maria Gadelha de Carvalho e Claudiana Nogueira de Alencar, sobre Juventude.

O capítulo de autoria do professor José Ernandi Mendes visa situar a escola nos tempos atuais e na realidade brasileira. O autor reflete sobre o significado da palavra “escola”, desenvolvendo uma reflexão sobre o sentido social, científico, educacional e político dessa instituição, como um campo de disputa de significado. “Para determinados setores da sociedade, a escola seria um elemento de ideologizar na perspectiva de manter as relações de injustiça e desigualdade social. Para outros setores, como aqueles que envolvem educadores, educadoras e movimentos sociais, a escola teria o sentido de libertação, pois propicia pensar um currículo que valoriza a ciência e, ao mesmo tempo, as vivências sociais da juventude”, comenta o professor.

A professora Claudiana Alencar pontua que o capítulo escrito em parceria com a professora Sandra Maria Gadelha, intitulado Youth apresenta as principais disputas em torno dos sentidos da palavra “juventude”, que tem sido tematizada como categoria de análise sociológica, objeto de pesquisa de diversas ciências humanas e objeto de políticas públicas. “Como uma contrapalavra, a lexia ‘juventudes’ é discutida pelas autoras em uma perspectiva crítica, a partir das práticas educativas juvenis de resistência, seja no campo, seja nas periferias das grandes cidades”, comenta a pesquisadora.

O livro recém-lançado representa muitas das sínteses estudadas, por meio de reflexões e de aprofundamentos nas pesquisas colaborativas realizadas pelos docentes de universidades inglesas e da UECE, e outros pesquisadores convidados, com ensaios que reconhecem a força das políticas neoliberais na educação, porém realizam uma análise crítica de palavras-chave que são usadas em sua sustentação, permitindo vislumbrar fissuras e possibilidades de enfrentamentos.

Caminhos da cooperação UEA e UECE

Em 2015, a UECE recebeu o professor Spyros Themelis, por meio do Convênio de Cooperação Técnica entre UECE e UEA, consolidando o Projeto Interações, apresentado pelo Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE/FAFIDAM/FECLESC). Ainda no mesmo ano, o MAIE promoveu o Seminário Internacional “Práticas educativas, políticas neoliberais e gramáticas de resistência”, ocorrido no campus Itaperi e na FAFIDAM, tendo, ainda, o apoio do Mestrado Acadêmico em Serviço Social (MASS) e dos Programas de Pós-graduação em Linguística Aplicada (PosLA) e em Sociologia (PPGS) da UECE. O Seminário contou com a participação do professor Spyros Themelis (UEA) e das professoras Joyce Canaan e Amanda French, da Birmingham City University (BCU) no Reino Unido.

O Convênio ainda permitiu o intercâmbio dos professores do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino, José Ernandi Mendes, Sandra Maria Gadelha de Carvalho, Maria das Dores Mendes Segundo e Claudiana Nogueira de Alencar para as universidades Inglesas.

Em decorrência do convênio, houve a publicação do livro “Política educacional, docência e movimentos sociais no contexto neoliberal”, organizados pelos professores Sandra Maria Gadelha de Carvalho, José Ernandi Mendes e Maria das Dores Mendes, que conta com a participação do corpo docente do mestrado e de outros docentes da UECE e das universidades Inglesas.

Em 2018, a colaboração entre as universidades foi consolidada, e surgiu um novo projeto intitulado “Capacitação e internacionalização: construção de parceria sustentável entre UEA (UK) e UECE (BR)”, sob a coordenação das professoras Claudiana Nogueira de Alencar (MAIE/POSLA-UECE) e Sandra Maria Gadelha de Carvalho (MAIE/UECE). O projeto foi contemplado na Chamada Pública do Conselho Britânico, direcionada a universidades estaduais e municipais brasileiras Capacitating and Internationalization to Higher Education Institutes (Capacitação e Internacionalização para Instituições de Ensino Superior), construída em parceria com a Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) e, ainda, com o apoio da Reitoria da UECE, da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da UECE e da Fundação Cearense de Apoio à Pesquisa (FUNCAP). O foco do projeto é pesquisa colaborativa sobre teorias críticas na área de Educação e de Linguística Aplicada, contextualizadas sob a conjuntura das políticas educacionais neoliberais.