Lançamento de Livros dá continuidade às comemorações dos 25 anos de criação do PPSAC

1 de abril de 2019 - 14:47

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPSAC), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), dando continuidade às comemorações do jubileu de prata da criação do então Mestrado em Saúde Pública, promoveu lançamento coletivo de livros do PPSAC/EdUece, organizados e/ou de autoria de professores do PPSAC.

O lançamento coletivo de livros ocorreu na tarde do último dia (21/03), no Auditório Paulo Petrola, Campus Itaperi. As celebrações continuarão durante todo o ano de 2019.

As obras e e-books lançados foram:

• “Avaliação da Eficiência de Hospitais Públicos Terciários na Perspectiva da Alocação de Recursos” (Organizadores: Maria Helena Lima de Sousa e Marcelo Gurgel Carlos da Silva);
• “Temas de Economia da Saúde IV: Contribuição para a Gestão do SUS” (Organizadores: Marcelo Gurgel Carlos da Silva e Sônia Samara Fonseca de Morais);
• “Tecnologia para Promoção e o Cuidado em Saúde” (Organizadoras: Thereza Maria Magalhães Moreira; Joana Angélica Marques Pinheiro; Raquel Sampaio Florêncio e Virna Ribeiro Feitosa Cestari);
• “Interdisciplinaridade do Cuidado do Adoecimento Cardiovascular” (Organizadoras: Thereza Maria Magalhães Moreira; Vera Lúcia Mendes de Paula Pessoa e Luzy Hellen Fernandes Aragão Martins)
• “Epidemiologia e Cronicidades no Contexto do Adulto Jovem Escolar” (Organizadores: Thereza Maria Magalhães Moreira; Raquel Sampaio Florêncio; Vagner Rodrigues Silva Junior e Luzy Hellen Fernandes Aragão Martins) e
• “Letramento em Saúde & Doenças crônicas não transmissíveis” (Organizadoras: Lissidna Almeida Cabral e Helena Alves de Carvalho Sampaio).

Em sua fala, a professora Gláucia Posso Lima, diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), ressaltou “este é um momento de intensa alegria para todos nós, que fazemos o corpo docente e discente do PPSAC, um programa que vem desenvolvendo amplo e importante papel na sociedade cearense. Continuamos em defesa do SUS”. “Vamos finalizar as comemorações do jubileu de prata com a inauguração do prédio do Núcleo de Pesquisa e Inovação em Saúde Coletiva (NUPEINSC)”, ressaltou Glaucia Posso Lima.

O professor Erasmo Ruiz, diretor da Editora da Saúde (EdUECE), enfatizou que, “o nosso PPSAC tem que ser mantido e focado em publicações de livros e artigos, transformando as pesquisas, as dissertações e as teses em visibilidade acadêmica. O trabalho consiste no desenvolvimento de mais pesquisas que precisam ser compreendidas e aplicadas nas mudanças necessários que a sociedade precisa no campo da saúde”.

O evento contou com a presença da vice-coordenadora do PPSAC, professora Rocineide da Silva, que parabenizou autores e autoras, sobretudo por contribuírem com a significativa e competente produção realizada nas diversas áreas do campo da Saúde Coletiva, como saúde da mulher, saúde do idoso, gestão em saúde, saúde mental, política de saúde, planejamento em saúde, educação em saúde, economia da saúde.