Lançado na Uece projeto para promoção da qualidade de vida dos trabalhadores

27 de novembro de 2015 - 17:43

O Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará (Uece) lançou, na última quarta-feira, 25, no Auditório Maria Celsa Franco, do Núcleo de Tecnologias e Empreendedorismo em Enfermagem (NUTEE), Campus Itaperi, o projeto Educação em Saúde para Promoção da Qualidade de Vida do Trabalhador.

alt

O objetivo é desenvolver estratégias educativas para promoção da qualidade de vida de colaboradores da Universidade, prioritariamente, dos que fazem a manutenção do Campus Itaperi.

De acordo com a coordenadora do projeto e do Curso de Enfermagem da Uece, professora Francisca Gomes Montesuma, a ideia surgiu a partir da observação da necessidade de atenção aos trabalhadores do Campus.

“Muitos desses trabalhadores são diabéticos ou hipertensos e não procuram um médico regularmente. Alguns buscam o Departamento de Enfermagem ao sentir algum sintoma durante o trabalho. Daí a necessidade de executar estratégias educativas de acordo com as necessidades desse público, na prevenção e promoção da saúde. A Uece possui muitas cabeças pensantes e precisa estender esse olhar para a própria comunidade ueceana”, explicou a coordenadora.

alt

Nesse primeiro momento, mais de 50 trabalhadores vinculados à Prefeitura da Uece foram apresentados ao piloto, além de terem assistido palestra sobre Saúde do Homem.

Para o servidor Antonio Wilson Mesquisa, “foi ótimo, pois, assim, podemos ficar mais alertas, principalmente a partir dos 50 anos, que é meu caso, e quem tem também histórico de doenças na família. Eu abri meu olho! Vou ficar esperto e vou procurar um médico! Muita gente não sabe nem como começam os sintomas, por exemplo, do câncer de próstata. Depois da reunião vi algumas pessoas comentando que não sabiam. Não vou perder os outros encontros”.

alt

O próximo encontro, que o Sr. Wilson não perderá, acontecerá no dia 4 de dezembro, com o tema Prevenção de doenças relacionadas ao trabalho, ministrado pelas professoras Natalia Gondim e Luciana Kelly.

alt

O evento contou também com a participação do vice-reitor da Uece, professor Hidelbrando dos Santos Soares, do pró-reitor de Administração, Carlos Heitor Sales Lima, do prefeito do Campus Itaperi, Sérgio Leitão, da professora da Faculdade de Veterinária (Favet), Lúcia Daniel Machado, além das professoras do Curso de Enfermagem que elaboraram o piloto junto a coordenadora.