Lançado na Uece o livro “As festas populares e o Ensino de Arte”

19 de outubro de 2017 - 20:08

Foi lançado na noite da última segunda-feira (16/10), no hall da Reitoria da Universidade Estadual do Ceará (Uece), o livro de autoria da docente Edite Colares, intitulado “As festas populares e o Ensino de Arte”.

alt

O evento teve início com o Coral da ADUFC, com apresentação de canções como “Alecrim” e a música de ninar de origem africana, Banaha. Houve também apresentação de Maracatu, com o grupo Nação Pici, que encantou a todos com as tradicionais vestimentas e ritmo.

alt

O professor da Uece e folclorista, Oswald Barroso, explica que a obra se trata de uma pesquisa realizada pela autora que discute a inserção das festas tradicionais no ensino de arte na escola básica, destacando os aspectos que buscou articular as interfaces das práticas culturais populares encontradas em nossa Fortaleza e em Porto-Portugal.

alt

O diretor da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, professor José Carlos de Paiva, ressalta que a escola pode ser um espaço privilegiado de valorização do profundo sentido popular incorporado nas manifestações populares que constituem o patrimônio cultural da humanidade.

alt

Edite Colares resume a mensagem que sua obra busca passar: “O universo da festa é importantíssimo para o ensino de artes. É a partir das festas populares que as crianças devem ser introduzidas nas artes, por que nas festas populares é possível encontrar todos os elementos das artes, todas as linguagens artísticas. Você encontra a dança, a música, as artes visuais, as artes cênicas, e, por sua alegria, ela causa na criança e no jovem um envolvimento e interesse que talvez não seja possível encontrar de outras maneiras, pois a festa proporciona uma alegria única, além de aproximar o indivíduo à manifestação artística”.

alt

Edite Colares Oliveira Marques possui graduação em Pedagogia, mestrado e doutorado em Educação, além de pós-doutorado na Faculdade de Belas Artes pela Universidade do Porto, em 2014, quando realizou a pesquisa do livro lançado. Atualmente é professora adjunta da Uece.

alt

A obra é editada pela EdUECE e contou com apoio do Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade da Universidade do Porto.

alt

Estiveram também presentes no evento o reitor da Uece, professor Jackson Sampaio; o chefe de Gabinete da Reitoria, Edmar Pereira; a diretora do Centro de Educação (CED), Josete Castelo Branco Sales; e o pró-reitor de Políticas Estudantis, Emerson Mariano; além de outros convidados.