Lançada 2ª etapa da campanha contra a febre aftosa

1 de novembro de 2012 - 16:54 #

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrario (SDA) e da Agência de Desenvolvimento Agropecuário do Ceará (Adagri), lançou nesta na última quarta-feira (31/10), a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. O evento aconteceu em Guaiúba, a 26 km de Fortaleza, na Fazenda de Experimentação Agropecuária Dr. Esaú de Accioly de Vasconcelos, da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

A meta nesta etapa e vacinar mais de 95% do rebanho. Na primeira etapa, em junho, foram imunizados mais de 93% do rebanho, ou seja, cerca de 2,5 milhões de animais de um total de 2,7 milhões foram vacinados.

Apesar do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) ter deixado a critério dos estados o adiamento ou prorrogação da campanha, o Ceará optou por iniciar a vacinação dentro do periodo previsto, pois se houvesse adiamento os animais poderiam estar mais fracos e não há previsão de chuva até lá. “Nós decidimos começar agora porque temos que aproveitar o momento para vacinar os animais e atender as exigências do Mapa, se adiarmos corremos o risco de deixar os animais mais fracos”, afirmou o presidente da Adagri, Augusto Júnior.

O reitor da UECE, Prof. Jackson Sampaio, informou que o curso de Veterinária da Universidade tem toda uma infraestrutura para contribuir com a campanha. “A vacinação contra a febre aftosa tem uma importância econômica para o nosso estado, e assim precisamos desde já conscientizar os nossos alunos e a sociedade da importância desta campanha”, afirmou.

O secretário Nelson Martins ressaltou que o Governador Cid Gomes estruturou a Adagri, entendendo a importância da vacinação contra a febre aftosa, tanto no que diz respeito à contratação de novos servidores como na estruturação da Agência no interior do Estado: foram abertos em 2012, 15 novos escritórios atendendo às exigências do Mapa.

Para o secretário, essa segunda etapa da Campanha em 2012 será histórica, pois vai confirmar até março de 2013, o Ceará como zona livre de aftosa com vacinação. “Os escritórios da Ematerce e da Adagri e as secretarias municipais de agricultura estão cientes do seu papel para o sucesso desta campanha, e os produtores também. Não temos dúvida de que atingiremos a meta e que o Ceará será reconhecido como zona livre de aftosa com vacinação”, afirmou Nelson Martins.

Vacinação

A vacinação contra a febre aftosa segue até o dia 30 de novembro. Os produtores devem procurar as lojas veterinárias para comprar as doses da vacina para o rebanho e solicitar a nota fiscal. A dose da vacina continua com preço médio de R$ 1,50. A multa para quem não vacinar o rebanho ainda é de R$ 13,43 por cabeça. A declaração de vacinação deve ser feita nos escritórios da Ematerce e da Adagri.

Febre aftosa

A febre aftosa é uma doença contagiosa, causada por vírus de rápida multiplicação. O animal infectado apresenta feridas na boca, nos lábios,tetas e nos cascos. Os bichos também se afastam do rebanho, babam, não comem e não bebem água.

Fotos: