Lamofopa realizará palestras sobre fertilidade em pacientes jovens com câncer

27 de julho de 2015 - 12:11

alt

Os professores Ana Paula Rodrigues e José Ricardo de Figueiredo, do Laboratório de Manipulação de Oócitos e Folículos Ovarianos Pré-Antrais (Lamofopa), realizam segunda-feira, dia 27 de julho, às 14h, encontro entre o professor Johan Smitz, da Universidade Livre de Bruxelas (UZ-Brussels – VUB), na Bélgica, e os profissionais da área de reprodução humana. Na ocasião o professor Smitz proferirá palestra sobre a preservação da fertilidade de pacientes jovens com câncer. Haverá ainda palestra da coordenadora da Rede Brasileira de Oncofertilidade (BOC, sigla em Inglês) Jhenifer Rodrigues.

O professor Smitz é coordenador do Laboratório de Biologia Folicular (FOBI, sigla em Inglês) na VUB e chefe da divisão laboratorial do Hospital Universitário de Bruxelas. É especialista em fertilidade feminina e como pesquisador seus principais temas de interesses envolvem, estudos clínicos sobre a reprodução e o estabelecimento e validação de novos sistemas de cultivo in vitro de folículos ovarianos e oócitos. Seus estudos têm auxiliado no estabelecimento de novas estratégias práticas e aplicáveis na clínica reprodutiva e no desenvolvimento de novos testes para novos compostos.

Atualmente, seus principais projetos de pesquisa estão relacionados com seguintes áreas:

a) Estocagem e criopreservação de tecido ovariano: Pacientes submetidas a tratamentos contra o câncer têm sua fertilidade potencialmente afetada, porém podem ter seus oócitos ou o tecido ovariano criopreservado e estocado no FOBI. Nesse sentido, o FOBI, do Hospital de Bruxelas, realiza inúmeras pesquisas necessárias para predizer quando um embrião sadio pode ser obtido in vitro a partir de oócitos previamente criopreservados.

b) Proteção da fertilidade feminina: Pesquisa focada nos efeitos pró-fertilidade de novas substâncias e tem sido desenvolvida em colaboração com a indústria farmacêutica.

c) Pesquisa sobre indicadores moleculares da qualidade do oócito: Nessa área, os estudos coordenados pelo Prof. Smitz têm sido realizados visando desenvolver indicadores não invasivos sobre a qualidade dos oócitos.

Lamofopa

O Lamofopa é parte integrante do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV) da Faculdade de Veterinária da UECE e tem parceria científica há mais de três anos com o professor Johan Smitz, que é pesquisador visitante especial na Uece, pelo Programa PVE da CAPES, em um projeto coordenado pela professora Ana Paula Rodrigues.

No Lamofopa, são desenvolvidos estudos envolvendo a criopreservação (congelação lenta e vitrificação) de ovário de mamíferos (ovinos, caprinos e bovinos) há 15 anos e o cultivo in vitro de folículos pré-antrais há mais de 20 anos. Em ambas as áreas, a equipe do Lamofopa tem contado com a colaboração científica do Prof. Smitz.