Lamofopa/Favet promove primeira Caravana Solidária dos Sertões

2 de maio de 2016 - 16:39 #

A primeira Caravana Solidária dos Sertões, promovida e organizada pela equipe do Laboratório de Manipulação de Oócitos e Folículos Ovarianos Pré-Antrais (LAMOFOPA), da Faculdade de Veterinária da Universidade Estadual do Ceará (UECE), ocorreu no último sábado (30/04), no município de Quixadá, a 158 km de Fortaleza.

O propósito principal da referida campanha foi o de proporcionar aos integrantes da equipe do LAMOFOPA (estudantes, técnicos e pesquisadores nacionais e estrangeiros), a observação in loco da dura realidade vivida pelo sertanejo, muitas vezes privado do mínimo necessário para sobreviver. A Caravana contou com o apoio logístico da UECE e da Casa da Caridade Dr. Adolph Fritz, sede Quixadá-CE (seleção das famílias beneficiadas e suporte local).

alt

A campanha envolveu a arrecadação de 2,5 toneladas de alimentos não perecíveis e doação em dinheiro para a confecção de 125 cestas básicas necessárias para cada família de quatro pessoas suprir por um mês os alimentos. Apesar da curta duração (45 dias), o projeto beneficiou famílias carentes do entorno de Quixadá, indicadas por instituição caritativa local.

alt

Para o coordenador da equipe do LAMOFOPA, professor Dr. José Ricardo Figueiredo, é muito importante que treinemos o aluno para o desenvolvimento de pesquisa de ponta com a publicação de artigos em periódicos internacionais como o LAMOFOPA e outros laboratórios, têm feito essencial para a sustentabilidade de um programa de pós-graduação de excelência como é o caso do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV) da FAVET/UECE, mas também que possamos contribuir para a formação humanística do aluno, desenvolvendo nele um espírito de fraternidade e responsabilidade social.

A dimensão social foi tamanha que mereceu inclusive destaque na Rádio de Quixadá (entrevista com os organizadores). A ação foi consequência prática da implantação no LAMOFOPA há cerca de um ano, de três grupos independentes de estudo contextualizado de ética cristã nas visões católica, evangélica e espírita.

A caravana contou com 16 veículos (15 carros particulares e um ônibus fornecido pela UECE) que partiram de Fortaleza para o município de Quixadá, às 6h30 da manhã do último sábado (30/04), com cerca de 60 participantes entre integrantes do LAMOFOPA, incluindo o coordenador da caravana e a professora Ana Paula Ribeiro Rodrigues, professores da UECE integrantes de outros laboratórios do PPGCV (Dr. Vicente José de Figueirêdo Freitas, Dra. Luciana Magalhães Melo e Dra. Lúcia Daniel Machado da Silva), bem como outros convidados com destaque para os membros do Grupo cristão Mãos de Luz.

O evento piloto da caravana foi realizado com grande êxito sensibilizando os alunos e encorajando integrantes de outros laboratórios que já se prontificaram a liderar a caravana no próximo ano envolvendo mais laboratórios da UECE e de outras instituições.